Boa noite!           Sexta 19/10/2018   21:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Com o Carnaval cada vez mais próximo, divulgação da campanha #DiversãoSemAgressão é intensificada
Com o Carnaval cada vez mais próximo, divulgação da campanha #DiversãoSemAgressão é intensificada
Objetivo da campanha é promover um Carnaval sem abusos de qualquer tipo

Ação é resultado de uma parceria entre o Cram e o Comdim com apoio do Gabinete da Cidadania

08/02/2018 - 16:55 - A menos de uma semana para o Carnaval, as ações de divulgação da campanha #DiversãoSemAgressão foram intensificadas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim). Com a produção de pulseiras contendo a hashtag, divulgação em redes sociais e na mídia local, além de apoio dos comerciantes e dos blocos carnavalescos, a campanha vem tomando a cidade na luta por um Carnaval sem qualquer tipo de abuso, agressão ou briga.

O Cram é um órgão público, ligado diretamente ao Gabinete da Cidadania, que possui como principal objetivo o acolhimento e assistência à mulher em situação de violência. Apenas em janeiro, o órgão realizou 61 atendimentos, número 144% maior do que no mesmo período de 2017. Nos casos atendidos, se vê muitas vezes que o abuso está ligado consumo de álcool e de outras drogas, lícitas e ilícitas. Como no Carnaval o consumo de entorpecentes tende a aumentar, foi criada a #DiversãoSemAgressão.

“No Cram, recebemos muitos casos ligados ao consumo abusivo de drogas, principalmente do álcool. Com isto em mente, decidimos realizar uma campanha lembrando que Carnaval deve ser tempo de diversão, alegria e, principalmente, respeito”, destaca Cléo de Marco, coordenadora do Cram. “Vale sempre lembrar que não é não e que uma pessoa não precisa ser agredida fisicamente para se sentir abusada. É lindo ver o apoio que a campanha está recebendo, pois é um assunto que deve ser abordado o máximo possível”, completa Cléo.

A campanha, idealizada pelo Comdim, vem sendo abraçada por Petrópolis. Comerciantes da Rua 16 de Março incluíram em sua decoração carnavalesca a hashtag, que foi aderida também por inúmeros blocos de rua da cidade, entre outros. Para espalhar ainda mais a campanha, foram produzidas ainda, por meio de doações ao Gabinete da Cidadania, duas mil pulseiras contendo a hashtag, que serão distribuídas ao longo do Carnaval, a partir do Baile da Cidade, que acontece nesta sexta-feira (09.02).

“O apoio que a campanha tem recebido é muito importante, pois mostra que o quão relevante é este assunto. O objetivo não é impedir o uso de álcool ou privar as pessoas da folia, mas sim destacar a importância do consumo consciente de entorpecentes e do respeito a todos, principalmente à mulher. Com a volta do carnaval em Petrópolis, o dever de toda a população é lembrar sempre que o nosso direito termina onde começa o do próximo”, declara Anna Maria Rattes, coordenadora do Gabinete da Cidadania e presidente do Comdim.

Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 17h. Em casos de emergência, a mulher pode ligar em qualquer horário para o número (24) 98839-7387, disponibilizado pelo órgão. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.
Spa Serra Morena