Boa tarde!           Quinta 03/12/2020   17:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Em Dia Com a Saúde > Mitos e Verdades Sobre o Envelhecimento
Mitos e Verdades Sobre o Envelhecimento
VELHICE E DOENÇA É A MESMA COISA: Isto é uma inverdade, pois a maioria das doenças não escolhe idade para aparecer. Pode-se entender que o idoso esteja mais susceptível a certas doenças, pelo fato de ter tido tempo de vida para ter contato com mais microorganismos e ter desenvolvido, ao longo dos anos, algumas patologias. É importante ressaltar que o envelhecimento promove algumas perdas, mas estas geralmente não ultrapassam o limite da incapacidade.

A DOENÇA É IGUAL EM TODO MUNDO: Isto não se aplica ao idoso que é uma população extremamente heterogênea devido as comorbidades, fragilidade que determina o curso do envelhecimento e a suscetibilidade individual, por isso o idoso não deve se auto-medicar utilizando medicamentos que são benéficos para outros idosos.

O IDOSO VOLTA A SER CRIANÇA: Sob hipótese nenhuma as pessoas devem acreditar neste mito. O idoso, ao contrário da criança, tem uma história de vida com passado, presente e projeta o futuro. A criança vive o presente, pois ainda está construindo sua história de vida. Existem algumas patologias que cursam com demência, mas isto não diminui em nada a condição do idoso. É uma doença e como tal deve ser tratada.

E FÁCIL CUIDAR DO IDOSO COM “ACHISMO”, INFANTILIZAÇÃO. É muito comum as pessoas dizerem: “papai é muito teimoso”. Na verdade esta “teimosia” é a forma que ele encontrou de fazer valer os valores que ele adquiriu a vida toda e teve oportunidade de checá-los. A infantilização diminui a auto-estima e desencadeia quadros depressivos.

A VELHICE É A MELHOR IDADE: Quando se pensa em perdas fisiológicas pode ser um mito, pois o ser humano não convive bem com perdas, mas se pensarmos nos ganhos com sabedoria e harmonia pode se pensar em ganhos. É uma experiência individual.

É POSSÍVEL IMPEDIR OU RETARDAR O ENVELHECIMENTO: Não existe, na ciência, fórmulas mágicas. O processo do envelhecimento é natural o que existe é a fórmula da prevenção: dieta adequada, atividade física, bons pensamentos e socialização.

O IDOSO NÃO PODE SE AUTO-CUIDAR: Ao contrário temos que adequar o ambiente as necessidades dele, tornando-o cada vez mais autônomo e independente.

Assim, caros leitores, proponho  dismistificar o envelhecimento para proporcionar  dignidade para esta faixa etária, muitas vezes, invisível aos olhos da sociedade.

Rita Cassia Ravaglia Campos
Programação dos filmes em cartaz