Bom dia!           Sábado 26/09/2020   10:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Em Dia Com a Saúde > Quedas: Transtorno na Biografia do Idoso - Dra. Rita Cássia Ravaglia Campos
Quedas: Transtorno na Biografia do Idoso - Dra. Rita Cássia Ravaglia Campos
Este tema contempla uma discussão abrangente envolvendo o idoso, o cuidador, a família e a sociedade sobre sua repercussão na independência/autonomia e as implicações emocionais na vida dos idosos. Sabe-se que alguns fatores precipitam as quedas como idade mais avançada, diminuição da densidade mineral óssea (osteoporose), déficit cognitivo, acuidade visual diminuída, antecedentes de quedas e presença de doença crônica específica.

Diante de um idoso que sofreu queda é muito importante ao conduzi-lo para o serviço de emergência relatar como foi a queda, esclarecer sobre o ambiente e tipo de atividade que o idoso realizava no momento da queda e trazer a lista completa de medicações em uso.

Epidemiologicamente observa-se que a queda corresponde a 70% das causas de morte entre pessoas de 75 anos ou mais e representa a causa isolada mais comum de mortalidade acidental. Esta mortalidade aumenta com a idade e mais do que dobra a cada década de vida. Estima-se que há queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos. Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais 40% cai a cada ano. E dos que moram em asilos e casas de repouso essas cifras aumentam para 50%.

As quedas tem como causa os fatores intrínsecos que envolvem diversas doenças como: arritmias cardíacas, epilepsia, diabetes, doenças neurológicas, artrite, insuficiência cardiovascular, hipertensão, Acidente Vascular Encefálico, hipotireoidismo e Infarto Agudo do Miocárdio e a polimedicação (uso excessivo de medicamentos) e os fatores extrínsecos estão presentes no ambiente.

A palavra de ordem é a PREVENÇÃO através de treinamento sobre como lidar com as quedas e recuperar a segurança e a auto-estima é possível promover mudanças neste cenário, além das intervenções para reduzir lesões graves pós-queda, prevenindo a osteoporose, incluem suplementos orais de vitamina D e cálcio
para mulheres saudáveis na pós-menopausa (apenas com indicação médica), luz solar, caminhadas e consumo aumentado de produtos lácteos precisam ser analisadas para se estabelecer a eficácia na prevenção de fraturas, revisão de medicamentos em uso pelo médico, recomendações de comportamentos seguros, programas de exercícios e melhoria da segurança ambiental.

No ambiente domiciliar do idoso deve-se adotar medidas como o uso de tiras antiderrapantes nos tapetes, extensões de telefone presas à parede, pisos não escorregadios, móveis pesados e com cantos arredondados, paredes claras, portas com dimensões apropriadas, iluminação adequada em toda a casa, luz sentinela que ilumine trajetos habituais (quarto-banheiro), janelas que abram para dentro ou de correr. Lâmpadas de fácil manutenção e substituição, fios elétricos protegidos, cadeiras com braços laterais de apoio e encosto alto. As escadas devem ser reduzidas e com corrimão nos dois lados da escada do tipo cilíndricos colocados numa distância de quatro a seis centímetros da parede com comprimento adequado acima do topo e abaixo do pé da escada e com demarcação claramente do primeiro e do último degrau, virando as terminações para baixo e com uma altura média de 80 cm. Colocar passadeiras antiderrapantes firmes em todos os degraus, iluminação adequada no topo e na base da escada, faixas adesivas coloridas podem ser usadas para assinalar claramente os degraus, ferro elétrico com termostato para controle automático da temperatura. Nas construções deve-se utilizar rampas com declínio máximo de dez por cento e no jardim manter o piso regular.

Enfim, é difícil prever o que poderá ser motivo de tropeço na pessoa da terceira idade que nem sempre obedece às instruções para modificar o seu ambiente. O importante é treinar esta pessoa e seu familiar para ficarem atentos aos perigos ambientais no lar e na comunidade, ensinando a proceder de modo preventivo e considerar sempre os riscos ambientais.

Rita Cássia Raváglia Campos
Programação dos filmes em cartaz