Boa noite!           Quarta 13/12/2017   18:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Principal especialista em Redução de Riscos de Desastres do país confirma presença no I° Colóquio de Defesa Civil
Principal especialista em Redução de Riscos de Desastres do país confirma presença no I° Colóquio de Defesa Civil
Airton Bodstein é o presidente da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres

A palestra dele acontece no dia 10 de outubro no auditório da FMP/Fase

10/08/2017 - 16:56 - Airton Bodstein, vice-coordenador de pós-graduação em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres (ABRRD), confirmou a presença no I° Colóquio de Defesa Civil, que acontece em Petrópolis nos dias 9, 10 e 11 de outubro na FMP/Fase. O congresso vai discutir o tema “A Defesa Civil e os saberes: experiências e desafios” em três eixos: comunitário, profissional e cientifico. O evento vai oferecer palestras e debates abertos com os participantes sobre diversos assuntos relacionados a Defesa Civil. As datas foram escolhidas em homenagem ao Dia Mundial da Redução de Risco de Desastre, que é comemorado no dia 13 de outubro.

Bodstein é especialista nas áreas de Planejamento e Gestão em Defesa e Segurança Civil, Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos e Projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável e atua nos seguintes temas: gestão de bacias hidrográficas trans-estaduais, capacitação e educação ambiental, relações interinstitucionais, formação e capacitação em gestão e planejamento de defesa e segurança civil. A palestra dele acontece no dia 10. “Ele é uma referência no país em Defesa Civil. A presença dele dá a dimensão do evento que estamos preparando”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Ele ainda destaca a importância do órgão estar próximo das universidades, sem deixar de lado a população. “Estamos trabalhando, desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, pensando na prevenção dos desastres. Essa discussão é fundamental para que tenhamos a Defesa Civil ainda mais preparada. A participação da população, que tem o saber da comunidade, é tão importante quanto a dos professores, que realizam diversos estudos nessa área. Será um evento modelo para o país”, afirma Paulo Renato. 

O I° Colóquio de Defesa Civil de Petrópolis segue o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres de 2015-2030, do qual o Brasil é signatário, e que prevê a aproximação dos órgãos de Defesa Civil com as universidades e centros de pesquisa, como forma de aprimorar as ações de prevenção de desastres tendo como foco principal a prevenção da vida do ser humano. ?

“Ganhamos o prêmio Sasakawa - a maior distinção do mundo para ações de Defesa Civil concedida pela ONU - pelos resultados obtidos no projeto Gides/Jica com os japoneses. Estamos também entre as principais cidades do mundo com potencial de se transformar em cidade modelo da ONU para redução de riscos de desastres. Nosso trabalho de prevenção está sendo reconhecido e o Colóquio segue essa mesma linha de trabalho”, destaca o secretário.?
Spa Serra Morena