Boa tarde!           Segunda 24/07/2017   15:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Festival de Inverno de Petrópolis aquece com arte o mês de julho na Cidade Imperial de 7 a 16 de julho
Festival de Inverno de Petrópolis aquece com arte o mês de julho na Cidade Imperial de 7 a 16 de julho
04/07/2017 - 18:40 - Um dos principais festivais culturais do país e tradição em Petrópolis vai aquecer a temporada mais charmosa da Serra com muita arte durante 10 dias. É o Festival de Inverno de Petrópolis que começa nesta sexta-feira (07.07) – e segue até 16 de julho - com mais de 30 atrações gratuitas para o público em sete espaços da cidade. O evento é realizado pelo Instituto Dell’Arte em parceria com a Prefeitura de Petrópolis - por meio da TurisPetro e Instituto Municipal de Cultura e Esportes – além de Fundação Cesgranrio e Sesi. A abertura oficial acontece na sexta na Catedral, às 20h, com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e Coral dos Canarinhos de Petrópolis.
 
“Estamos felizes e honrados em participar junto com o Instituto Dell’Arte e as demais instituições envolvidas de um evento tão tradicional na cidade. Mais do que isso. De um festival já consolidado e que tem papel fundamental na democratização da cultura”, considera o prefeito Bernardo Rossi.
 
“Estamos com essa co-realização da prefeitura, com sangue novo, disposição e a esperança renovada de melhora para a cidade e o nosso país. E o festival está acontecendo por parceria também com instituições e empresas que acreditam na arte como fator de transformação da sociedade. Conseguimos fazer esse festival com muita consistência, mantendo os tradicionais concertos. Estamos todos juntos, unidos pelo amor que temos por Petrópolis. Iniciativas como essa que estão colaborando para a democratização da cultura no município. Somando dá certo”, frisou Myrian Dauelsberg.
 
A programação desta 17ª edição do Festival de Inverno se estenderá por sete espaços da cidade. Além da Catedral, que tradicionalmente é palco da abertura, as atrações serão realizadas no Theatro D. Pedro, Palácio de Cristal, Museu Imperial, Casa Stefan Zweig – pela primeira vez no evento - Centro de Cultura Raul de Leoni e Praça da Liberdade.
 
“Este é mais um evento que enriquece a cena cultural de Petrópolis com uma programação incrível com grandes nomes da música nacional. Uma oportunidade muito bacana para nós, petropolitanos, de recebermos esses artistas em nossa cidade”, comentou o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo. Para o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, é mais um evento tradicional e respeitado no calendário do município que fomenta o turismo da cidade. “Com certeza é mais um atrativo importante na nossa alta temporada, criando uma programação interessante e o melhor, gratuita, para moradores e turistas que vêm à cidade”, aponta.
 
Do clássico à Música Popular Brasileira
 
Entre as atrações estão a série Sesi Cristal Jazz com nomes como Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Mark Lambert, além de outras atrações no Palácio de Cristal como o espetáculo Fina Flor com Roberta Spindel; o coral Gerando Vozes; banda Vulgo Rock Blues; Mariano Trio, e ainda oficinas infantis e o concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
 
Os pianistas João Elias e Aleyson Scopel, Silas Barbosa e Patrícia Glatzl, Lígia Moreno, André Signorelli, Felipe Naim e Kátia Balloussier integram a clássica programação dos Concertos ao Meio Dia, no Museu Imperial que também será palco dos Concertos à Luz de Velas, com o pianista Diogo Monzo, a soprano Angélica de La Riva e Priscila Bonfim, o Quarteto Quinta Essentia e Camerata de Violões. Completa a programação no local uma homenagem aos 100 anos da música brasileira com Estevão Herman que vai apresentar vídeos inéditos com grandes nomes da MPB.     
 
O principal palco cultural de Petrópolis, o Theatro D. Pedro vai receber a banda BlueBeetles, a Ópera Viva La Mamma e o coral Brasil Ensemble, ambos da Escola de Música da UFRJ, além do grupo PianOrquestra e os espetáculos Começaria tudo outra vez - Um tributo a Gonzaguinha e Eternas Canções com Marcio Gomes. A bailarina Ana Botafogo também está na programação do espaço com um bate-papo falando dos bastidores dos grandes ballet.
 
A Casa de Stefan Zweig chega à programação do FIPET como palco para o recital do Duo Mignone, formado por Carolina Faria e Eliara Puggina. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Festival vai à Praça estará no Centro Histórico, na Praça da Liberdade, como palco de apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais da cidade. Um trabalho da Fundação Cesgranrio, o projeto Teatro nas Escolas estará no Centro de Cultura Raul de Leoni com a peça Quem é você. 
Spa Serra Morena