Boa noite!           Quarta 26/09/2018   01:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > CRAS Centro dá início ao Programa Jovem Alerta
CRAS Centro dá início ao Programa Jovem Alerta
Parceria da Assistência Social com o CIEE permite a capacitação de jovens entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego

13/09/2018 - 18:05 - O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro iniciou, nesta quinta-feira (13.09), os trabalhos do Programa Jovem Alerta. O curso é uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e visa preparar jovens entre 14 e 24 anos para o primeiro emprego. Vinte e uma pessoas participaram deste primeiro encontro do Programa na unidade.

“Este primeiro dia do Jovem Alerta foi muito produtivo, pois despertamos a importância da capacidade de expressão, alertando ao grupo que para o sucesso profissional e pessoal é necessário perder o nervosismo e acreditar em si mesmo. Muitos deles ficaram felizes por conseguirem cumprir a atividade”, contou a assistente social do CIEE, Carla Fernandez.

O Jovem em Alerta é um projeto socioeducativo do Serviço Social do CIEE e já está em andamento, também, no CRAS do distrito da Posse. Trinta jovens participaram do primeiro encontro, realizado na terça-feira (11.09).

A jovem Rafaela Oliveira, de 18 anos, percebeu a forte concorrência na busca por entrar no mercado de trabalho e viu no Jovem Alerta a oportunidade de ganhar mais aprendizado. “Já tenho percebido há dois anos que está muito difícil conseguir um emprego. Vejo familiares e até eu mesmo tenho tido esta dificuldade. Tenho certeza que aqui vou adquirir bons conhecimentos”, disse.

O Programa tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento do jovem e com o seu aprimoramento social. A capacitação vai durar, aproximadamente, três meses. Neles, serão abordados temas como a reflexão sobre o conceito de família, gravidez na adolescência, discussão sobre drogas e os efeitos de seu uso, entre outros.

“O programa teve uma procura muito grande de jovens que desejam se aperfeiçoar e conseguir inserção no mercado de trabalho. Tanto na Posse, quanto no CRAS Centro, percebemos jovens interessados e muito empenhados. A ideia é exatamente essa: preparar o jovem para a vida profissional. Estamos juntos com o CIEE, desejando oferecer nosso espaço para capacitar o jovem para que ele crie novas perspectivas de um futuro profissional”, disse a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

Esta é mais uma atividade da parceria entre a Assistência Social e o CIEE, que já realizam trabalhos voltados para o incentivo aos jovens na busca pelo primeiro emprego. O trabalho em conjunto já permitiu, neste ano, a inscrição de 53 jovens no Programa Acessuas Trabalho, que visa a promoção de famílias beneficiárias de programas sociais ao mundo do trabalho.   

“Sempre importante gerar atrativos para o público mais jovem, para que eles possam se interessar e participar das ações. Esta interação nos permite conhecer um pouco mais das necessidades da comunidade e oferecer um serviço característico para os atendidos pela Assistência Social. A ideia é disponibilizar a capacitação para os atendidos pelos CRAS”, destaca o diretor de Proteção Social Básica, Rodrigo Lopes.
Spa Serra Morena