Boa tarde!           Quarta 13/12/2017   13:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura transforma Escola Municipal Abelardo de Lamare em Unidade com Educação Integral
Prefeitura transforma Escola Municipal Abelardo de Lamare em Unidade com Educação Integral
Aproximadamente 100 alunos vão estudar o dia todo

Número de vagas também aumenta para a Educação Infantil

10/10/2017 - 18:58 - A Escola Municipal Abelardo de Lamare, localizada no Caxambu, vai contar com ensino em tempo integral em 2018. São 100 alunos do Ensino Fundamental I do 1º ao 5 º ano que vão estudar durante o dia todo e terão, ainda atividades pedagógicas, esportes, artísticas e culturais de forma integrada. A prefeitura vai aumentar ainda a oferta de vagas para a educação infantil – crianças até 5 anos - em 50%, oferecendo a oportunidade de ingresso na rede para outras crianças que moram na localidade. Já os 115 alunos do 6º ao 9º ano terão aulas na unidade Senador Mário Martins, que fica a cinco minutos da Lamare – 1,5 km - e o transporte desses alunos será ofertado pela Secretaria de Educação, em ônibus escolar próprio.

Com o ensino integral muda a rotina de aprendizado das crianças – entre 6 e 10 anos – na unidade. Além das matérias regulares haverá reforço escolar e atividades de esporte e cultura. Os alunos também terão mais uma refeição no dia e o ônibus escolar mais horários para o transporte dos estudantes.

Hoje apenas quatro escolas das 115 unidades da rede têm ensino integral, o que representa 3,5% das unidades. São 504 alunos apenas estudando o dia todo.  “Nosso desafio é aumentar a oferta do ensino integral e alcançar maior número de alunos “, aponta o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Esta transformação está prevista no Plano Nacional de Educação, editado em junho de 2014 e com cumprimento atrasado em Petrópolis. “A mudança já deveria ser mais ampla para chegarmos a 2025 com a meta cumprida”, observa Anderson Juliano.  Também atendendo ao Plano Municipal de Educação, o ensino integral, em oito anos, precisa estar funcionando em 50% das escolas públicas.

“Em específico na Abelardo de Lamare estamos levando uma oportunidade de mais vagas na educação infantil que é uma demanda da localidade e, ao mesmo tempo dando força ao ensino integral, que é uma meta da Educação na cidade, qualificando melhor a nossa base. Isso fortalece o ensino dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano para que eles tenham um aproveitamento melhor no ensino fundamental II e ensino médio”, aponta o secretário de Educação, Anderson Juliano.

As mudanças foram apresentadas à comunidade escolar em uma reunião feita pela equipe técnica da Secretaria de Educação na última semana onde também foi colocado o desejo de reforma na unidade. A escola já recebeu obras emergências neste ano, como a reforma total do telhado e restauração da parte elétrica, mas vai passar por maiores intervenções.
Spa Serra Morena