Boa noite!           Segunda 20/11/2017   22:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil recebe doação de Fardas Antichamas
Defesa Civil recebe doação de Fardas Antichamas
Órgão recebeu mais 35 equipamentos para a guarnição de combate a incêndios florestais
 
13/07/2017 -  18:34 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias recebeu nesta quinta-feira (13.07) 35 novos equipamentos para a guarnição de combate a incêndios florestais. São fardas e coturnos antichamas, kits de primeiros socorros, repelentes e um veículo. As doações foram feitas pela Cruz Vermelha, Apa Petrópolis e pelo condomínio Quinta do Lago. A Defesa Civil organizou uma equipe para atuar dentro das ações do Plano Inverno, que orienta e traça o plano de contingência para o combate aos incêndios florestais que atingem Petrópolis no período de estiagem.

Em maio, o órgão público já havia recebido 45 equipamentos doados pela direção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso-ICMBio). No material estavam abafadores, facões, foices, enxadas, pares de coturno, óculos de proteção individual, balaclavas (capuz de malha de proteção), cintos operacionais com cantis e pulverizadores costais. O secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, destacou a atuação em conjunto entre os órgãos.

“Seguimos atuando em conjunto com os órgãos ambientais pensando na prevenção aos incêndios florestais em Petrópolis. Nossas equipes vão atuar nos casos de maior proporção, dando suporte ao Corpo de Bombeiros e às brigadas de incêndio. Seguimos buscando mais equipamentos para nossos agentes”, disse Paulo Renato.

Em junho, os agentes da Defesa Civil participaram do 1° Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Região Serrana, organizado pelo 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis, além de um treinamento realizado no 32° Batalhão de Infantaria Leve - Batalhão Dom Pedro II, no Vila Militar.
 
As equipes estão sendo preparadas para apresentar uma campanha educativa contra as queimadas nas escolas e clubes da cidade chamada #QueimadaNão, que começa na segunda-feira (17.07). “Nossos agentes são capacitados para atuar em uma situação de emergência ou então em um incêndio de proporções que fuja do controle. O combate precisa ser realizado pelo Corpo de Bombeiros, que é muito bem preparado para isso. Nossa função, assim como o Exército e Aeronáutica, é dar um suporte nos casos mais graves”, explica Paulo Renato.
Spa Serra Morena