Boa tarde!           Domingo 16/12/2018   16:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Homenagem ao homeopata Roberto Costa na Câmara
Homenagem ao homeopata Roberto Costa na Câmara
10/11/2011 - 13:17 - Na última terça-feira, 8 de novembro, foi realizada sessão solene para homenagear o médico e cientista petropolitano Dr. Roberto Costa. A ocasião era o centenário de nascimento do médico e também o trabalho por ele desenvolvido com as vacinas homeopáticas, os chamados Nosódios.

Convidado a compartilhar sua história, Dr. Carlos Lyrio, hoje presidente do Instituto Roberto Costa, lembrou de sua infância aos oito anos de idade. “Quando criança, eu tinha asma, bronquite. Lembro-me que aquilo gerava muito sofrimento. Minha mãe me levava a vários médicos e um dia ela me levou a um consultório no Edifício Arcádia. Um médico me auscultou com uma toalha. Percebi que ele era diferente dos demais. Dali, nós fomos a uma farmácia. Lembro-me de umas bolinhas e que depois delas, a dor e o sofrimento acabaram. Nunca mais tive asma na vida”, assim Dr. Lyrio conta a primeira lembrança do médico Roberto Costa e da homeopatia.

Já na escola de medicina, Dr. Carlos Lyrio entrou em contato de maneira mais profunda com a homeopatia. Depois do falecimento do Dr. Costa, a pergunta que todos faziam a ele era: ‘E como ficarão os Nosódios?’ Dr. Lyrio estava intrigado e preocupado com o futuro das vacinas. Foi nessa mesma época, em que a família cedeu vários manuscritos do Dr. Costa. Lyrio afirmou: “Havia uma genialidade médica por trás de tudo aquilo que ele escrevia”. Até hoje, os manuscritos servem de base para novas pesquisas na área.

Para o vereador Marcio Muniz, que presidiu a sessão em caráter solene, “cada ano que passa, mais se observa a grandeza desse gênio e os avanços obtidos por ele na ciência. Por isso, será encaminhada uma proposta para a mesa diretora dessa Casa para que a sessão solene de homenagem ao Dr. Roberto Costa seja realizada todos os anos”.

Atualmente, o Instituto Roberto Costa tem como principais atividades manter vivo o legado do médico homeopata, além de avançar em estudos com objetivo de prevenir a gripe. O instituto faz atendimento aos petropolitanos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma parceria com a prefeitura.


Ascom - Câmara Municipal de Petrópolis

Spa Serra Morena