Boa tarde!           Terça 21/09/2021   16:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Vídeos > Congresso Internacional de Ayurveda neste Fim de Semana - dias 29 e 30/08
Congresso Internacional de Ayurveda neste Fim de Semana - dias 29 e 30/08
Evento online terá a participação do secretário do Ministério Ayush, na Índia

27/08/2020 - 18:26 - Neste sábado e domingo, dias 29 e 30 de agosto, o CONAYUR (Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda), estará promovendo o Congresso Internacional de Ayurveda, que visa promover essa prática milenar de cuidado e autocuidado. O evento contará com a participação de terapeutas brasileiros e também internacionais, como o Dr. Rajesh Kotecha, representante do Ministério Ayush, que foi aclamado com o Padma Shri, o quarto maior prêmio nacional, destinado aos grandes contribuidores para o desenvolvimento da Índia. 

O Ayurveda data do ano 3000 a.C. Desde 2017, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo reconhecido pela OMS não apenas como um sistema terapêutico, mas como uma maneira de viver. O CONAYUR surgiu em 2018, para orientar o exercício profissional dos terapeutas, para defender seus interesses, sua autonomia e regulamentação; e ainda fomentar a boa formação técnica e humanista, além da orientação normativa, ética, educacional e social do exercício do Ayurveda em todo território nacional. 

Para Fabio Goulart, escritor e diretor da Escola Ayur Nidhi, que integra a diretoria do CONAYUR, esse é um momento ímpar para o País. "Eu tive o privilégio de conseguir, através de minhas relações na Índia, trazer a voz do Ministério do AYUSH (pasta especifica do Ayurveda, Yoga, Naturopatia, Unani, Sidha e Homeopatia), pela primeira vez em um evento de Ayurveda no Brasil. Isso é um grande e importante passo para o cenário do Ayurveda em nosso país, um congresso constituído pelo espírito da diversidade".  Fábio, atua em várias cidades, e trouxe para Cabo Frio, a primeira turma de Formação em Terapeuta Ayurveda.

O evento será transmitido ao vivo e sem custos através do YOUTUBE (Conayur Brasil), e contará com o apoio do Ministério Ayush, bem como de várias Escolas de Ayurveda e entidades brasileiras. Serão mais de 20 palestrantes, entre eles, oito médicos indianos, professores de instituições indianas renomadas. Entre as pautas estão a ampliação do Ayurveda no SUS, a democratização da prática e a organização política dos terapeutas.

Iva Maria M. de Carvalhães
Programação dos filmes em cartaz