Boa noite!           Sexta 26/02/2021   00:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Prefeito Bernardo Rossi acompanha Apresentação do Projeto de Instalação da CicloRota
Prefeito Bernardo Rossi acompanha Apresentação do Projeto de Instalação da CicloRota
Projeto foi discutido no Comutran e recebeu Sugestões e Adequações

19/06/2020 - 18:16 - O projeto da CicloRota foi reapresentado ao prefeito Bernardo Rossi. O projeto prevê, em uma primeira fase, a sinalização e demarcação vertical e horizontal de áreas compartilhadas que garantem a passagem dos ciclistas em segurança em uma parte do Centro Histórico. Na segunda fase de uma futura implementação a CicloRota seguirá uma expansão nos dois sentidos da Barão do Rio Branco. Alguns pontos ainda devem ser avaliados e a ideia é que a implementação possa ser realizada, em um primeiro momento, em caráter experimental.

“O uso da bicicleta é cada vez maior em todo o mundo. Esse projeto vem de encontro ao anseio de muitas pessoas, que utilizam essa ferramenta, por exemplo, para se deslocar de casa para o trabalho. A bicicleta tem várias vantagens e vamos analisar a implementação deste projeto, que tenho certeza, pode trazer muitos benefícios para uma nova visão de transporte. Talvez em um futuro podemos expandir para outros bairros e para Itaipava”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O projeto já foi apresentado para o Comutran e amplamente debatido por organizações e representantes que defendem a utilização da bicicleta como principal modal de transporte. Cerca de 10 mil pessoas na cidade utilizam a bicicleta e quase 300 pessoas usam como meio de transporte fixo. Vale reiterar que esse meio de transporte apresenta, entre outras vantagens, baixo custo para o usuário, maior autonomia e melhor mobilidade, além de ter menor impacto no trânsito e para o meio ambiente.

“Existe uma necessidade de Petrópolis encontrar em modelos de modais de transporte. Essas alternativas são importantes para que não haja, em um futuro próximo, um abarrotamento que inviabilize o trânsito dentro da cidade. A ciclo rota é um expediente que pode ser adotado no município e facilitar o deslocamento das pessoas”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

O diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, aponta que as vias terão a sinalização correta em todas as áreas compartilhadas com os carros, quanto em locais de travessia.

“Nosso planejamento é adequar o projeto e colocá-lo em prática o quanto antes. A ideia é disponibilizar as áreas, que serão compartilhadas com carros, mas serão demarcadas adequadamente, sendo a prioridade do ciclista. Acreditamos que isso será importante para a mobilidade da nossa cidade”, destacou.

Participaram da apresentação o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares e o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano. 
Programação dos filmes em cartaz