Boa noite!           Terça 02/03/2021   19:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > 528 passeios escolares são realizados em 2017
528 passeios escolares são realizados em 2017
29/12/2017 - 12:33 - Os 21 ônibus da Secretaria de Educação levaram os alunos da rede municipal para 528 passeios ao longo de 2017. Os passeios são importantes para dar dinamismo e mostrar na prática a aprendizagem em sala de aula. Os estudantes foram para locais como a Praça da Liberdade, Parque Municipal de Itaipava, Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, além de passeios no Rio, como o São do Livro Infantojuvenil.

“Temos o transporte e o prazer de disponibilizar os ônibus para os passeios das crianças, que acabam tendo um momento de maior descontração e, consequentemente, aprendendo com mais facilidade os temas que são trabalhados nas salas de aula. O departamento faz o agendamento mediante o pedido das diretoras. E, em todos os passeios há a presença do monitor e representantes dasunidades de educação”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.

No passeio realizado pelos alunos da E.M. Leonardo Boff à 19ª edição do Salão do Livro, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um mundo de história e de fantasias. Também houve visitas nos pontos históricos, que auxiliam no reforço pedagógico e estão previstas no ensino da matéria História, Geografia de Petrópolis e Educação para o trânsito – HGPT / EP.

“Os alunos ficam animados quando participam de atividades fora do ambiente escolar. Essas visitas são importantes para que os alunos conheçam o meio em que vivem, os monumentos e pontos históricos e turísticos da cidade. Nesses locais eles entendem a influência de Petrópolis na história do Brasil e essa experiência é depois, sistematizada, na sala de aula”, conta a professora de história da rede municipal, Simone Malheiros.

No mês de dezembro, os ônibus transportaram alunos de 42 escolas para o espetáculo Coral das Mil Vozes, no Sesc Quitandinha. “Esperamos no próximo ano, levar as crianças para outros passeios. Agradeço a confiança e colaboração das equipes das escolas nos profissionais”, afirmou o diretor do Departamento de Transporte, Luiz Antônio Romão.

Frota reforçada

Nesse ano, dois novos ônibus foram acrescentados à frota da Secretaria de Educação, que passou a contar com 21 ônibus escolares. Nos veículos são transportados, diariamente, 1.100 alunos de 17 escolas. Os ônibus atuam nas rotas intituladas “Caminhos da Escola” em localidades como Bonfim, Benfica, Araras, Centro, Rocio, Cuiabá, Vale das Videiras, Secretário, Itaipava, Estrada Rio-Petrópolis e Posse. Neles são transportadas, diariamente, 1.100 alunos de 17 escolas. A Secretaria de Educação também fornece transporte para 154 crianças com necessidades especiais, em táxi adaptados ou vans. Além desses, outros 44 veículos foram contratados por licitação, para atuar nas regiões intituladas “difícil acesso”. Nesse caso são 2.100 alunos de 23 escolas atendidos.

Os documentos dos automóveis também estão em dia. Segundo o Departamento de Transporte da Secretaria de Educação, os ônibus estavam sem vistoria desde 2010.
Programação dos filmes em cartaz