Boa tarde!           Quarta 03/03/2021   13:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Maio Amarelo: Simulação de socorro vai acontecer na Praça da Liberdade na quinta-feira​
Maio Amarelo: Simulação de socorro vai acontecer na Praça da Liberdade na quinta-feira​
23/05/2017 - 16:25 - No coração da Cidade Imperial a simulação de um acidente de trânsito promete chamar a atenção de motoristas e pedestres na próxima quinta-feira (25.05), a partir das 9h30. Um micro-ônibus na Praça da Liberdade com atores simulando o papel das vítimas e sendo socorridas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu. A atividade do Movimento Maio Amarelo quer chamar a atenção da população para os constantes acidentes que só no último fim de semana mataram duas pessoas na cidade: uma na BR-040 e um jovem de apenas 22 anos em plena 16 de Março.

A cena vai simular o choque do micro-ônibus com um poste, que terá um cabo de energia partido. Na ação uma das pessoas irá “morrer” ao ser atingida por uma descarga de energia ao tentar ajudar os outros envolvidos no acidente. Haverá vítimas em estado grave e com ferimentos leves. Além dos atores, cerca de 15 militares dos Bombeiros também irão participar da simulação e as equipe do Samu e da Enel – que irá realizar o suposto corte de energia para que as equipes possam efetuar o socorro com segurança.

“É uma ação que vai impactar as pessoas pela sua forma e realismo. E a intenção é exatamente essa, chamar a atenção para a gravidade de um acidente, realidade que muitas vezes parece ser distante, mas que qualquer pessoa pode ser vítima. Ela foi pensada para chocar, mas, mais do que isso, para fazer refletir para a realidade das estatísticas de trânsito. Pessoas morrem todos os dias e só este ano tivemos 19 óbitos em Petrópolis, relativos a acidentes de trânsito. Destes, 11 aconteceram na BR-040. Precisamos frear este número e termos consciência de que fazemos parte desta realidade”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

A previsão do Corpo de Bombeiros é mobilizar três viaturas. O Samu também estará presente com uma ambulância. Em caso de uma eventualidade real que houver necessidade dos socorristas, a ação poderá ter número menor de militares envolvidos ou até mesmo ser suspensa para o atendimento.​
Programação dos filmes em cartaz