Boa noite!           Terça 02/03/2021   19:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Maio Amarelo terá palestras, simulação de salvamento e ação social em Petrópolis
Maio Amarelo terá palestras, simulação de salvamento e ação social em Petrópolis
Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apoia as atividades do município
 
25/04/2017 - 17:23 - Palestras sobre prevenção nas escolas, ação social, panfletagem e simulação de socorro são algumas das atividades do Movimento Maio Amarelo deste ano em Petrópolis. As atividades são apoiadas do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e vão acontecer durante todo o mês com programação já a partir do dia 1º. Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença” a meta é colocar em pauta o tema da violência no trânsito e mobilizar a sociedade civil, empresas e associações para a discussão do tema, em busca de propagar um trânsito mais seguro nas mais diferentes esferas.

As atividades começam com a Corrida do Trabalhador, no primeiro dia do mês, que vai contar com uma equipe da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para conscientizar as pessoas sobre o tema. No dia seguinte, a partir das 19h, acontece a abertura oficial da programação do Theatro D. Pedro, que vai contar com depoimentos de pessoas que foram vítimas da violência do trânsito – tema que já é tratado como epidemia pela Organização Mundial da Saúde.

“Nossa programação tem bastante foco nas crianças este ano, pois acreditamos nelas como multiplicadoras. Por isso vamos realizar uma série de palestras voltadas a este público em 15 escolas municipais. Queremos mostrar a importância do trânsito seguro, com a nossa equipe de educação para o trânsito que é preparada para este tipo de iniciativa. Além disso, também vamos realizar ações no trânsito em diversos pontos da cidade, além de termos atividades durante a Exposição Agropecuária”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Leandro da Costa, avalia que as ações são de extrema importância para que os números de acidentes de trânsito sejam reduzidos no município. “As atividades devem ser permanentes e não só em maio, além disso é importante que sejam feitas fiscalizações e ações voltadas ao combate da mistura de álcool e direção”, destaca.

Um dos destaques da programação, além da caminhada que encerra as ações, programada para o dia 27 de maio, será a simulação do Corpo de Bombeiros, às 17h, no entorno da Praça D. Pedro. Haverá também inspeção veicular e cristalização de para-brisas, serviços que serão oferecidos gratuitamente pela Porto Seguros, no Centro e em Itaipava.
 
Município registrou 146 atendimentos dos Bombeiros no primeiro trimestre

O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros registrou 146 acidentes de trânsito no primeiro trimestre de 2017. As estatísticas são referentes a capotagem, colisão, queda de veículos e de motos. “Há uma urgência em mobilizarmos a população para diminuirmos esses números, que não representam a totalidade dos casos. Nossa intenção é sempre priorizar a vida, por isso vamos manter a continuidade das ações. É um pedido do prefeito Bernardo Rossi, garantir um trânsito seguro a cada cidadão nesta cidade”, destaca Maurinho Branco.

Estatísticas das CPTrans do ano passado relacionadas ao trânsito apontam 1.797 acidentes. Uma média de 4,9 por dia, com 1.521 vítimas, 18 fatais. A maioria dos acidentados são homens – 1.030 e o registro mais comum é de colisão (716), seguida de abalroamento (300), choque (258), queda de moto (244), atropelamentos (169), tombamentos (55), comportamento (53) e outros (2).

Os dados da companhia também apontam que o Centro foi o local com o maior número de acidentes – 383. Itaipava registrou 168, Quitandinha 104, Correas 97 e Bingen 84. “Estamos levando em conta todos os dados para que o trabalho da CPTrans seja efetivo nessas áreas. Vamos continuar em buscar de um trânsito mais seguro para todos”, diz Maurinho.
 
Programação Maio Amarelo:

01/05 – às 7h30 – Corrida do Trabalhador com a distribuição de material informativo em alusão ao movimento
02/05 – às 19h – Abertura oficial das atividades noTheatro D. Pedro  
04/05 – às 9h45 – Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Salvador Kling
04/05 – às 10h – Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Soroptimista
06/05 – a partir das 9h – Ação social do Detran no Ciep de Correas com a retirada da primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço. Outros como licenciamento anual, segunda via do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e renovação da Carteira Nacional de habilitação foram agendados previamente por telefone.
11/05 – 8h40 – Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Theodoro Machado
11/05 – 17h – Simulação de Acidentes na Praça D. Pedro
12 e 13/05 – de 10h às 17h – Inspeção veicular e cristalização de para-brisas no Centro
15 e 16/05 – de 10h às 17h – Inspeção veicular e cristalização de para-brisas no estacionamento do Hortomercardo Municipal de Itaipava
16/05 – às 10h - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Pedro Amado
16/05 – às 14h - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola MunicipalBataillard
16/05 – às 14h - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola MunicipalBataillard
16/05 – às 20h30 - Palestra sobre segurança no trânsito no Liceu
18/05 – às 8h30 - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Rubens de Castro
20/05 – às 9h – Palestra mecânica para Mulheres na Praça D. Pedro
23/05 – às 10h - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Abelardo Delamare
21/05 – às 10h – Palestra sobre Pilotagem Segura para Motos
23/05 - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Abelardo Delamare
25/05 - Palestra sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Gunnar Vingren
27/05 – 14h - Caminhada sobre a segurança no trânsito partindo da Praça D. Pedro até a Praça da Liberdade
Programação dos filmes em cartaz