Boa noite!           Quarta 13/12/2017   18:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Proppaz é iniciado na Escola Odette Fonseca
Proppaz é iniciado na Escola Odette Fonseca
Colégio do Duques abriu curso neste semestre, que será ministrado pela Guarda Civil com a Secretaria de Educação em mais duas unidades
 
18/04/2017 - 16:40 - A Escola Municipal Odette Fonseca, no Duques, abriu o Programa Promotores da Paz (Proppaz) nesta terça-feira (18.04). Cerca de 40 alunos de quatro turmas de 8º e 9º anos participaram da aula ministrada pela Guarda Civil com a Secretaria de Educação. Estudantes de outras duas unidades de ensino também estarão no Proppazneste semestre.

“O Proppaz é um programa que modifica a realidade e o futuro dos adolescentes que participam do curso. Sou um entusiasta do Proppaz, sempre que pude, desde quando era vereador, participei das formaturas e, por isso, como prefeito determinei que diversas pastas dessem todo apoio necessário, como Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, CPTrans, Esporte, entre outros”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

Neste primeiro contato com os alunos, os instrutores do curso, os guardas Leandro Melo e Augusto Carvalho, falaram sobre noções de cidadania, tratando de questões como honestidade e o modelo político do país. Ao final da aula, foram apresentados dois exemplos de promotores da paz: Mahatma Gandi, defensor do princípio da não agressão; e Santos Dumont, que doou todo prêmio em dinheiro recebido pelo voo de dirigível em torno da Torre Eiffel a pobres e operários de Paris (França).

“A cada aula vamos mostrar dois exemplos de pessoas que tiveram atitudes de paz. Vamos falar de Martin Luther King, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, entre outros, e mostrar que é possível ter atitudes que mudam a realidade do mundo”, disse Leandro Melo.

Nas primeiras aulas do curso, os guardas não aparecem fardados. Esta é uma forma de aproximar os estudantes da corporação.

“Se nós fossemos de farda, criaria uma distância entre os alunos e a guarda. E a nossa intenção é justamente o contrário. Queremos aproximá-los da Guarda para mostrar que estamos aqui em função deles, para dar segurança para eles”, explicou Augusto Carvalho.

Cada aula tem 50 minutos de duração. Durante o curso, os alunos vão aprender também a promover a valorização da família, sobre a cultura de paz, educação para o trânsito, prevenção às drogas e motivação. Os alunos ainda vão participar de atividades esportivas, que são os Jogos Proppaz, e serão “Guarda por um dia”, quando vão vivenciar os trabalhos feitos pela Guarda Civil.

Nesta quarta (18.04), o curso será iniciado para cerca de 120 alunos da Escola Municipal Jamil Sabrá, que fica Cel. Veiga. Já na quinta (19.04), 132 estudantes vão começar a ter aulas na Escola Municipal João Paulo II, no São Sebastião. 
Spa Serra Morena