Boa noite!           Domingo 07/03/2021   18:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > DETRAN - comemora Dia Internacional da Mulher com Edição Especial do “Oficina sob Medida”
DETRAN - comemora Dia Internacional da Mulher com Edição Especial do “Oficina sob Medida”
08/03/2017 - 17:49 - Mães, chefes de família, diretoras, coordenadoras, assessoras, secretárias, examinadoras, faxineiras, atendentes, procuradoras e, claro, motoristas e motociclistas, sim, senhor! Neste Dia Internacional da Mulher, não faltaram motivos para festejar. Mais precisamente, 2.700 funcionárias entre servidoras, comissionadas e terceirizadas. Para comemorar, o Detran realizou uma edição especial do curso “Oficina sob Medida”, exclusivo para elas, com lições teóricas e práticas sobre manutenção básica de automóveis, e identificação e reparo de simples problemas elétricos e mecânicos.
 
A aula foi aberta pelo vice-presidente André Mônica, que destacou o papel social do Detran na promoção na igualdade entre gêneros: “A importância deste curso é fantástica porque leva o conhecimento para todos e, na data de hoje, ajuda a reduzir o preconceito contra as mulheres. E o Detran tem um papel a cumprir aqui também, abrindo portas para a igualdade, porque trata do direito do cidadão a partir do momento em que também lhe oferece serviços de identificação civil e habilitação.
 
"Parabenizo todas as mulheres que brilham na condução de suas vidas. Mulheres que lutam por seus direitos e pelo direito de todos nós. Parabenizo especialmente todas as 2.700 funcionárias que trabalham no Detran, desempenhando suas funções com competência e força. E para comemorar a data e enfatizar que lugar de mulher é onde ela quiser, o Detran realiza essa ação com a ‘Oficina sob Medida’, demonstrando a  preocupação da instituição em valorizar e mostrar o poder das mulheres", completou o presidente Vinicius Farah.
 
Durante a aula ministrada pelo instrutor Alencar Neves, as alunas aprenderam dicas simples de cuidados, como a verificação dos níveis de água e óleo, da pressão dos pneus e a condição das luzes do veículo. Ele também enfatizou a derrubada do preconceito que elas sofrem ao volante. “É um mito que mulher não troca pneu. Claro que trocam. Se um pneu está muito apertado, nem um homem vai conseguir trocá-lo. Se virmos as estatísticas, vamos descobrir que as mulheres são muito mais cuidadosas. Enquanto 27% das multas cometidas por homens são por excesso de velocidade, esse mesmo percentual entre elas é de 14%. Da mesma forma, 6% deles avançam o sinal, enquanto apenas 2% delas comete a mesma infração”, explicou.
 
Na parte prática, as alunas tiveram aula em um Sandero e puderam tirar suas dúvidas in loco. No fim, todas receberam um certificado de participação no curso. “Acho que iniciativas como esta do Detran são muito importantes porque descaracterizam a imagem do Detran como vilão, o que não é verdade. Um curso como este oferece informações aos seus participantes e atenta para a nossa responsabilidade no trânsito como cidadãos”, elogiou a servidora Bárbara Ferreira.

Foto: Sebastião Gomes/Detran
Programação dos filmes em cartaz