Boa noite!           Quinta 18/12/2025   03:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura Articula Instituições para defender Permanência do Supercomputador Santos Dumont em Petrópolis
Prefeitura Articula Instituições para defender Permanência do Supercomputador Santos Dumont em Petrópolis
Reunião convocada pelo prefeito Hingo Hammes estabeleceu plano de ações com instituições e poder público para garantir a manutenção do equipamento na cidade.

26/08/2025 - 10:59 - A Prefeitura reuniu representantes de diversas instituições para discutir medidas em defesa da permanência do supercomputador Santos Dumont no município. O encontro foi provocado pelo prefeito Hingo Hammes e contou com a presença de órgãos de ensino, pesquisa, tecnologia, comércio e representantes da Câmara Municipal.

“Nosso objetivo é unir forças e garantir que Petrópolis mantenha um ativo estratégico para a ciência, a pesquisa e a geração de empregos. Estamos apresentando propostas concretas para fortalecer esse posicionamento e mostrar ao governo federal a relevância do Santos Dumont para nossa cidade e para o país", afirmou o prefeito.

“Este é um movimento coletivo, que envolve diferentes setores, instituições e lideranças políticas. Petrópolis demonstra que está mobilizada e preparada para defender a permanência do supercomputador e para oferecer as condições necessárias à sua manutenção”, disse o vice-prefeito Baninho, que representou o prefeito Hingo Hammes.

Entre os encaminhamentos, está a entrega de uma carta assinada pelo prefeito Hingo Hammes destinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O documento será entregue em Brasília pelo diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Fábio Borges. Além disso, foi definida a elaboração de uma carta coletiva assinada por instituições de todos os setores do município e do Legislativo municipal.

O secretário de Governo, Fred Procópio, ressaltou a necessidade de organização e continuidade das ações.

 "Estamos construindo um plano estruturado, que envolve não apenas manifestações públicas, mas também medidas administrativas e políticas, como a articulação de uma frente parlamentar e a elaboração de propostas concretas que serão levadas ao governo estadual e federal”, destacou Procópio.

Outra proposta discutida é a criação de uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal, com a finalidade de reforçar em Brasília as vantagens de Petrópolis para sediar o supercomputador. Também foi definido um ato simbólico, com um abraço coletivo ao redor do equipamento, que contará com a presença das entidades participantes e um convite formal ao governador do Estado, Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, apontou os dados do setor de tecnologia do município.

 “Petrópolis é reconhecida como capital tecnológica do Rio de Janeiro, com mais de 400 empresas no setor de TI, responsáveis por mais de cinco mil empregos diretos e um faturamento que supera R$ 1 bilhão ao ano, segundo estimativas do Serratec. Esses números reforçam a relevância de manter o supercomputador em nossa cidade”, destacou El Ghaoui.

Também já foi proposto ao governo estadual, pelo LNCC e reforçado pela Prefeitura, um decreto para garantir a isenção de ICMS, medida considerada estratégica para a sustentabilidade financeira da instituição. 

“É gratificante ver a sociedade civil e o poder público reconhecer a relevância do trabalho e de todas as ações do LNCC. Ficou muito feliz com esse movimento”, concluiu o diretor do LNCC, Fábio Borges.

Participaram da reunião: Alexandre Macedo (Serratec), Maria Isabel Sá Earp Chaves (Unifase/FMP), Lucimar Cunha (Faeterj), Wagner Léo (LNCC), Rafael Simão (Serratec), desembargador José Cláudio Fernandes (TJ-RJ), Marcelo Soares (ACEP), Ana T. Vasconcelos (LNCC), Afonso Chaves (Unifase), Felipe Henriques (Cefet-RJ), Aníbal Augusto Villalponda Ignacio (UFF/Petrópolis) e os vereadores Gil Magno, Wesley Barreto e Thiago Damaceno.

Ascom - Prefeitura de Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz