Bom dia!           Tera 23/07/2024   07:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeito visita Obras da Estação de Tratamento de Esgoto Independência
Prefeito visita Obras da Estação de Tratamento de Esgoto Independência
05/07/2024 - 17:17 - O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, junto com representantes da secretaria e dos bairros que serão atendidos pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência, visitaram as obras da unidade, na tarde desta sexta-feira (05/07). Eles foram recebidos pelo diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá, que falou sobre o andamento da obra e tirou dúvidas dos moradores. A ETE tem previsão para ser concluída no final de novembro.

“Esta unidade está sendo construída nos mesmos moldes da ETE Itaipava. Algumas estruturas, primordiais para o tratamento do esgoto, como o Biorreator e o Desarenador Manual, além da Sala de Operação, estão com a etapa civil completamente finalizadas. A próxima etapa inclui os acabamentos e montagem hidromecânica, elétrica e de automação”, explicou o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

A ETE Independência terá capacidade para tratar até 2,5 milhões de litros de esgoto por dia e vai atender, neste primeiro momento, cerca de 10 mil moradores das regiões do Independência, Alto Independência, Vale do Príncipe, Caminho do Imperador, Quarteirão Italiano, Taquara e Siméria. A unidade foi projetada para acompanhar o crescimento da região ao longo dos anos e atender até 22 mil habitantes. As obras estão sendo realizadas pela Tigre Água e Efluentes e pela Carioca Engenharia.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência faz parte do 6º termo aditivo, assinado em abril de 2023 entre a Prefeitura de Petrópolis e a Águas do Imperador, que previa também a Estação de Tratamento de Esgoto Itaipava, inaugurada no início do mês de junho.

“Essa é uma ação importante para melhorar a qualidade de vida da população do Independência que está sendo incluída nesse processo e que merece esse respeito, esse olhar do poder público, não só na saúde e na educação, mas também no saneamento básico”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Morador do Alto Independência há 54 anos, o representante da comunidade, Luís Cláudio de Souza, teve a oportunidade de tirar dúvidas e saber mais sobre o funcionamento e os benefícios da Estação de Tratamento de Esgoto para os moradores.

“Eu não tenho dúvidas de que esse empreendimento vai levantar a nossa comunidade, tanto na área ambiental quanto na saúde”, ressaltou Luís Claudio.

Sabrina Borsato
Programação dos filmes em cartaz