Boa noite!           Sbado 22/06/2024   02:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura promove Capacitação de Mediadores Escolares
Prefeitura promove Capacitação de Mediadores Escolares
28/05/2024 - 17:20 - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz, promoveu nesta terça (28), a aula inaugural do curso de capacitação de professores e profissionais que atuam nas unidades de tempo integral da rede municipal de ensino. A atividade contou com a participação da juíza da Vara da Infância e Juventude, da comarca do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalineri, que apresentou o Protocolo Eu Te Vejo, - que busca conscientizar as escolas, famílias e o sistema de Justiça sobre as causas da violência escolar e apontar estratégias para combatê-la.

A abertura da formação contou com a presença de Marcus São Thiago, secretário de Governo, que falou sobre a importância do programa:
“O programa Petrópolis da Paz faz da cidade o único município do Estado do Rio com essa iniciativa, que atua em três vertentes: a da justiça restaurativa, a mediação comunitária e a mediação escolar, que atende a escola, comunidade e famílias. Com a ampliação da formação de mediadores da rede de ensino, promovendo a cultura de paz, acreditamos ser possível combater, da melhor forma, a violência nas escolas”, disse o secretário.

Palestrante convidada, a juíza Vanessa Cavalieri elogiou a iniciativa de Petrópolis e apresentou um pouco de sua experiência à frente da comarca. Responsável por julgar adolescentes infratores, ela destacou a realidade do bullying escolar e seus desdobramentos e consequências.  Ela atuou em diversos casos de adolescentes que praticaram de ataques a escolas e destacou que, em todos os casos similares, os autores sofreram violação na infância ou na adolescência e/ou bullying na escola.  

Ela está a frente do Protocolo Eu Te vejo, iniciativa da Vara da Infância e Juventude e do CEJUSC de Justiça Restaurativa, que aponta estratégias para combater a violência e visa transformar as relações dentro das escolas, com o objetivo de tornar o ambiente mais respeitoso, acolhedor e inclusivo.

Elsie Elen de Carvalho, coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, explicou que a formação em Mediação Escolar e Cultura de Paz - 2024 é ministrado pelo Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Nesta edição, a formação é direcionada aos professores e/ou profissionais voltados à educação socioemocional, que atuam nas 27 escolas de tempo integral. O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Educação, da OAB Petrópolis e outros convidados.”, explicou.

Jussara Madeira
Programação dos filmes em cartaz