Boa noite!           Sbado 22/06/2024   02:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Maio Laranja: Palestra aborda Proteção e Cuidado no Ambiente Escolar
Maio Laranja: Palestra aborda Proteção e Cuidado no Ambiente Escolar
28/05/2024 - 09:08 - Profissionais da rede municipal de educação participaram nesta segunda-feira (27), da palestra “Conhecimento e Proteção”, como parte da programação do Maio Laranja, mês dedicado à Conscientização e Combate à violência e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

“Em 2014 criamos a campanha municipal Tenha Atitude e fazemos um trabalho também de divulgação do Disque 100, para incentivar as pessoas a ligarem e denunciarem os crimes. Na última semana inauguramos a nova sede do Nape, para garantir melhor acolhimento as nossas crianças e adolescentes. São ações importantes no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

A palestra foi ministrada pela psicóloga, Clara Matuque e aconteceu na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ela falou sobre a importância em reconhecer e entender os padrões de aliciamento e tornar a escola um ambiente seguro. “Criança fala tudo de maneira verbal e não verbal. É preciso ter um olhar atento”, disse a especialista. “Por meio de brincadeiras e atividades, podemos ensinar uma criança a dizer não”, comentou.

“É importante educar e informar sobre as sérias repercussões que esses crimes têm no desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo. O Maio Laranja também foi tema de algumas ações da Secretaria de Saúde realizadas na semana passada.

“As unidades escolares precisam ser ambientes seguros para que as crianças e adolescentes. Muitos casos de violência e abuso sexual são descobertos por causa do olhar atento dos profissionais de Educação, por isso essas capacitações são importantes”, ressaltou a secretária de Educação, Cecília Pinheiro.

Janaína do Carmo
Programação dos filmes em cartaz