Bom dia!           Segunda 15/04/2024   09:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > “Museu Imperial promoverá evento sobre a Ditadura Civil-Militar em Petrópolis”
“Museu Imperial promoverá evento sobre a Ditadura Civil-Militar em Petrópolis”
27/03/2024 - 10:41 - O Museu Imperial promoverá a mesa-redonda "60 anos do Golpe Civil-Militar e seu contexto em Petrópolis". O evento, de público espontâneo, acontecerá no dia 3 de abril, quarta-feira, na Casa de Cláudio de Souza, das 19h às 22h, sem necessidade de inscrição.  

O encontro, de caráter acadêmico, será composto por uma mesa-redonda que visa promover o debate aprofundado sobre as articulações e as repercussões do Golpe Civil-Militar de 1964 em Petrópolis.    

A mesa, mediada por Alessandra Fraguas, historiadora integrante da Área de Pesquisa do Museu Imperial, será composta por especialistas que apresentarão uma rica discussão sobre o tema, oferecendo uma reflexão sobre o impacto desse acontecimento histórico na cidade e na sociedade brasileira.   

Sobre o evento:   


O Golpe Civil-Militar de 1964 foi um marco na história do nosso país, inaugurando um regime ditatorial que se estendeu até 1985. A cidade de Petrópolis desempenhou um papel particularmente relevante nesse episódio, tanto por sua importância histórica e cultural, quanto por ter sido cenário de repressão, mas também de resistência, durante e após o golpe.   

Ao promover esta mesa, o Museu Imperial cumpre o seu dever legal e estatutário de divulgar, estudar e preservar a história de Petrópolis, inclusive a do período republicano. Além disso, democratiza informações sobre o seu acervo, já que o “Arquivo da 67ª Delegacia de Polícia de Petrópolis” integra as coleções sob a guarda do Arquivo Histórico da instituição. Cabe destacar que a consulta deste fundo documental e as fontes que o compõem foram pertinentes para as Comissões Nacional e Municipal da Verdade.   

Convidados:    

Diego Grossi Pacheco: Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ) e mestre em História (PPGHC-UFRJ). Foi um dos fundadores da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis e é professor da rede pública municipal.   

Norton Ribeiro: Graduado e pós-graduado em História pela UFF. Professor das redes municipal e estadual em Petrópolis. Autor do livro “Petrópolis, cidade operária: a trajetória do movimento operário na Indústria Têxtil (1930 – 1964)”. Colaborador do relatório da Comissão Municipal da Verdade em Petrópolis (2018). Membro da Comissão do Bicentenário da Independência pelos Institutos Históricos Fluminenses. Associado Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.   

Patrícia Ferreira de Souza Lima: Professora de História EBTT do CEFET/RJ UnEd Petrópolis desde 2015, colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (CAp-UERJ) desde 2014. Doutora em História Social pela UFRJ (2006). Petropolitana, pesquisa a história de Petrópolis desde seu TCC em História pela UFF (1997). Associada do Instituto Histórico de Petrópolis desde 2007, publicou, em 2018, o artigo “‘Lugares da memória’ da ditadura empresarial-militar revisitados em Petrópolis-RJ”, com Diego Grossi, na revista TransVersos, do Laboratório de Estudo das Diferenças e Desigualdades da UERJ.   

SERVIÇO:

    
Evento Acadêmico: Mesa-redonda "60 anos do Golpe Civil-Militar e seu contexto em Petrópolis".   
Data: 3 de abril (quarta-feira)     
Horário: 19h às 22h      
Local: Casa de Cláudio de Souza - Praça Rui Barbosa, 247 – Centro – Petrópolis/RJ    

Não requer inscrição prévia. Haverá certificado.
 

Palestrantes: Diego Grossi Pacheco, professor da rede municipal de Petrópolis; Norton Ribeiro, professor das redes municipal e estadual em Petrópolis; Patrícia Ferreira de Souza Lima, professora do CEFET/RJ-Campus Petrópolis.   
Mediação: Alessandra Fraguas, Área de Pesquisa/Museu Imperial/IBRAM.      
Organização: Área de Pesquisa. Museu Imperial/IBRAM.      
Realização: Museu Imperial   

www.museuimperial.museus.gov.br

Museu Imperial  
 
Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis – RJ   
(61) 3521-4455   

De terça a domingo   
Palácio: 10h – 18h   
Jardins:  7h – 18h   
Pavilhão das Viaturas: 10h – 18h   
Loja | Cafeteria: 10h – 18h   
    
Ingresso para visitação ao Palácio: R$ 10 e R$ 5,00/ pagamento somente em dinheiro   

www.museuimperial.museus.gov.br    
https://www.instagram.com/museu.imperial  
https://www.tiktok.com/@museu.imperial   
https://www.youtube.com/channel
https://www.facebook.com/museuimperial

Bruno
Núcleo de Comunicação
Museu Imperial/Ibram/Secult/Mtur
Programação dos filmes em cartaz