Boa tarde!           Domingo 28/04/2024   13:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura aprova com a Caixa Econômica a Liberação do FGTS para Pessoas que tiveram Casas Interditadas em Função da Chuva de Janeiro
Prefeitura aprova com a Caixa Econômica a Liberação do FGTS para Pessoas que tiveram Casas Interditadas em Função da Chuva de Janeiro
10/02/2022 - 13:14 - Os moradores de Petrópolis que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas de janeiro, entre os dias 7 e 14, podem recorrer à Caixa Econômica Federal (CEF) e solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Esse é mais um importante benefício, que favorece diretamente a vida de cada um que tenha sido prejudicado pela chuva. Estamos trabalhando para adquirir os recursos do Governo Federal para recuperar as áreas afetadas na cidade e agora, quem tiver tido a casa interditada, também vai poder buscar esse suporte financeiro que vai ajudar muitas pessoas a reerguer suas vidas”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A Prefeitura fez o requerimento do adiantamento do benefício para garantir que a população afetada - que tenha tido a casa interditada e possua laudo da Defesa Civil - consiga um aporte financeiro para recuperar os prejuízos sofridos com a chuva.

Ao todo, 70 famílias de 25 localidades avaliadas e registradas pela Defesa Civil, podem ter o direito ao saque no valor de R$ 6.220,00. A solicitação do benefício pode ser feita à CEF a partir desta quinta-feira (10).

A iniciativa é mais uma das ações de reestruturação da cidade conquistada pelo governo municipal, que também teve o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai resultar em recursos para a recuperação do município.

Para verificar se tem o direito ao saque, é importante que o morador da área afetada, por ocorrência em função da chuva no período de 7 a 14, tenha entre a documentação, o Registro de Ocorrência (RO) da Defesa Civil, com o laudo de interdição do imóvel. Esse documento é fornecido na sede da secretaria – Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin – e também pela internet, basta acessar o site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ no campo RO Digital. Nesse ambiente é preciso realizar um cadastro para ter acesso ao sistema e solicitar o laudo com a avaliação técnica sobre o dano à residência. Para garantir o direito ao benefício, a equipe técnica da Defesa Civil providenciou junto à Caixa Econômica, o cadastramento de todas as áreas afetadas pelas chuvas de janeiro.

“Temos todas as áreas mapeadas e fornecemos esses dados para que a Caixa possa avaliar a liberação dos recursos. Todas as pessoas que tiveram suas casas interditadas podem retirar o Registro de Ocorrência direto na nossa sede ou pela internet, no nosso site, pelo serviço do RO Digital”, explicou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

De acordo com a Caixa Econômica, para solicitar o benefício, é necessário que a pessoa possua saldo positivo na conta do FGTS e não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. De acordo com a instituição financeira, os residentes nas áreas afetadas podem solicitar o saque até 02/05. O processo de solicitação do benefício pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, pelo celular.

Documentos necessários para adquirir o RO Digital pela Defesa Civil:

Ao acessar o site no endereço eletrônico https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ será necessário enviar pelo sistema:

- Documento de Identidade (com o envio do documento no site);
- CPF (com o envio do documento no site);
- Comprovante de residência (com o envio do documento no site).

Como solicitar o Saque FGTS:

- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
- Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207

Vivian Dutra
Programação dos filmes em cartaz