Boa noite!           Sexta 26/04/2024   00:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Secretaria de Infraestrutura e Obras realiza Vistoria Técnica em Quatro Municípios Afetados pelas Chuvas
Secretaria de Infraestrutura e Obras realiza Vistoria Técnica em Quatro Municípios Afetados pelas Chuvas
Além de Empréstimo de Maquinários, Secretário Max Lemos falou de Investimentos para a Região

13/01/2022 - 18:48 - Para prestar maior auxílio aos municípios do interior do estado que foram afetados pelas chuvas das últimas semanas, o secretário de estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, realizou nesta quinta-feira (13), uma visita técnica nos municípios de Trajano de Moraes, Cordeiro, Macuco e Cachoeiras de Macacu. Para amenizar os estragos causados pelos temporais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está enviando máquinas a diversas regiões do Rio. O órgão disponibiliza desde escavadeiras e retroescavadeiras a caminhões vacol.

Em Trajano de Moraes a equipe foi recebida pelo prefeito Rodrigo Viana, pelo vice Matias Mendes, além de secretários e vereadores, e realizaram uma vistoria dos prejuízos causados pelas chuvas. No segundo distrito de Visconde de Imbé o temporal provocou queda de barreiras, fechamento de estradas e danos a residências.

“Desde o primeiro momento, seguindo a determinação do governador Cláudio Castro, enviamos por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras maquinários pesados para ajudar a mitigar os efeitos causados pelas chuvas, entre eles duas retros, três caminhões, uma escavadeira hidráulica e um caminhão vacol. Além de ampliar o fornecimento desses equipamentos já a partir da próxima semana, estamos desenvolvendo projetos para obras de pavimentação, construção de 50 casas populares e contenção de encostas na cidade. Sem dúvidas todas essas intervenções irão ajudar a produção do agronegócio, que é fundamental para a economia local”, declarou Max Lemos.

Em Cordeiro, a equipe foi recebida pelo prefeito Leonan Lopes Molhorance, vereadores e secretários municipais. Em Lavrinhas, parte da ponte que divide o bairro desabou. Uma encosta caiu na rua do Campo do Cordeiro FC e residências estão em risco na região. O prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, esteve no encontro em Cordeiro e falou de duas contenções que desabaram.

“Além dos trabalhos emergenciais, estamos desenvolvendo para Cordeiro projetos de revitalização de áreas de lazer, urbanização e padronização de calçadas no município. E para Macuco, enviaremos nossa equipe para vistorias técnicas e providências sobre as duas contenções. E demos uma boa notícia: na próxima semana vamos dar início a construção de 50 casas populares no município. A missão passada pelo governador Cláudio Castro é trabalhar pelas nossas cidades e não temos tempo a perder”, acrescentou Max Lemos.

Para a cidade de Cachoeiras de Macacu, a Seinfra está disponibilizando diversos maquinários de apoio para garantir a segurança e a mobilidade da população, como caminhões, retroescavadeiras, escavadeiras, vacol e motoniveladores (patrol). Além disso, também chegarão à cidade carregamentos de escória siderúrgica para melhora paliativa das vias rurais. Na visita, o secretário Max Lemos também anunciou a construção de 200 unidades habitacionais por meio do Programa Casa da Gente. Os primeiros contemplados serão moradores de áreas de risco, pessoas em situação de extrema pobreza e beneficiários de aluguel social.

“Desde a primeira reunião que tivemos começaram a chegar os equipamentos. Já chegaram 70% dos equipamentos que a gente precisa e até o final de semana completa. Isto será muito importante pois poderemos devolver a segurança de ir e vir nas áreas mais atingidas e estes equipamentos serão fundamentais na recuperação da cidade. Tivemos um dique que rompeu no assentamento rural de Marubaí e estes equipamentos já são capazes de recuperar este dique, devolvendo à segurança a esta área produtiva”, declarou o prefeito Rafael Miranda.

Ascom SEINFRA/RJ
Programação dos filmes em cartaz