Bom dia!           Segunda 23/05/2022   11:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Novo Ensino Médio já é realidade em Petrópolis no Colégio de Aplicação da UCP
Novo Ensino Médio já é realidade em Petrópolis no Colégio de Aplicação da UCP
Conhecimento diversificado e aprofundado será trabalhado no novo formato do ensino que já começa a ser implantado neste ano de 2022

11/01/2022 - 14:08 - As habilidades mais específicas do aluno, assim como o conhecimento aprofundado em uma área de interesse serão trabalhados com o novo Ensino Médio, que começa a ser implantado no Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP) agora em 2022. O novo modelo busca oferecer ao aluno uma formação mais abrangente, indo além das disciplinas básicas exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando maior autonomia para que eles possam optar e trabalhar a área que querem se aprofundar.

A mudança vai ao encontro da missão do colégio em formar o estudante não apenas para o seu futuro profissional, mas um cidadão preparado para o mundo.

“Pensamos em conjunto as mudanças a serem feitas. Ouvimos os alunos do 9º Ano e os que estão no Ensino Médio para começar a elaborar como poderia ser feito. Conversamos com os professores, que deram as suas contribuições, assim como os monitores, e por fim com o conselho do colégio. Foi um processo de construção junto à comunidade mesmo”, pontua o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio, Daniel Caldeira, destacando o diferencial do ensino do CAUCP que traz a expertise da própria Universidade.

“A ideia foi realmente implantar algo para enriquecer a bagagem dos estudantes, tanto como uma opção para o futuro profissional, como para a vida pessoal. E aproveitamos a nossa estrutura, por estarmos dentro da Universidade com professores das mais diversas áreas, para ter essa parceria com o corpo docente para ministrar disciplinas específicas”, comenta Daniel, explicando como será esse novo formato.

A estrutura do novo Ensino Médio está dividida em dois blocos: Formação Geral (disciplinas que desenvolvem as habilidades da BNCC) e Itinerários Formativos (disciplinas de projeto de vida; aprofundamento e eletivas).

“O Ensino Médio do CAUCP foi pensado de maneira a preparar o aluno para as escolhas que terá que fazer. Além de novas disciplinas, atividades já oferecidas no colégio, como coral, esportivas, entre outras, agora também contarão como disciplinas no currículo do aluno”, pontua Daniel.

A matrícula para 2022 no CAUCP ainda pode ser feita pelo site aplicação.ucp.br, onde os interessados encontram mais informações e notícias sobre o colégio.

Andressa Canejo
Programação dos filmes em cartaz