Boa noite!           Quinta 02/05/2024   01:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Troca de experiências: Programa Família Acolhedora recebe visita de Assistentes social de Arraial do Cabo
Troca de experiências: Programa Família Acolhedora recebe visita de Assistentes social de Arraial do Cabo
Petrópolis já tem 4 Famílias Habilitadas pelo Programa

11/11/2021 - 18:05 - Informações sobre acolhimento, encontros preparatórios e as técnicas usadas com as famílias que se preparam para acolher uma criança ou adolescentes. Esses foram alguns pontos abordados durante o encontro entre profissionais que atuam no Programa Família Acolhedora em Petrópolis e os responsáveis pelo projeto em Arraial do Cabo. O encontro ocorreu nessa semana, na Casa da Cidadania, em Petrópolis.

Famílias Acolhedoras são voluntárias que recebem, nas suas residências, de forma temporária, crianças e adolescentes vítimas de negligência, abandono ou violência. Com o acolhimento necessário, essas famílias garantem a continuidade dos vínculos afetivos dessas crianças, evitando que sejam encaminhadas para equipamentos institucionais.

Vale destacar que no cadastro do Programa, em Petrópolis, já há quatro famílias. “Petrópolis pode servir de exemplo para outros municípios porque, graças ao trabalho realizado pela equipe do programa na cidade, já temos quatro famílias habilitadas e, continuamos na campanha para que mais pessoas se interessem por essa causa tão importante, que é a de oferecer carinho, proteção e segurança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, contou o prefeito Hingo Hammes.

De acordo com Graciele Figueiredo, coordenadora do Programa, a troca foi positiva. “Tivemos a oportunidade de mostrar como são feitos os nossos treinamentos, conversamos sobre os desafios dos encontros online por conta da pandemia e nossa rotina de acompanhamento. Essa troca é muito valiosa e estimulante para aqueles que estão se dedicando a causa”.

Importante salientar que nas capacitações realizadas em Petrópolis pelo programa, são trabalhados oito temas com os integrantes da família, desde o histórico sobre o trabalho da Assistência Social, até sobre o acesso a programas nos CRAS e suporte psicológico necessário para lidar em situações pontuais. Após passarem pela capacitação online, os inscritos para participação do Programa Família Acolhedora mantém o contato com a Secretaria de Assistência Social que será a responsável pelo encaminhamento dos casos necessários de acolhimento para essas famílias, quando necessário.

“A Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para receber outros municípios que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a atuação do Programa Famílias Acolhedoras em Petrópolis. Além disso, é importante que as famílias petropolitanas saibam que continuamos em busca de mais famílias para habilitação no programa”, afirma o secretário de Assistência Social, Hugo Bento.

Um os objetivos da Família Acolhedora é preservar a convivência da criança com a família. Durante o todo o período em que a família estiver no lar, profissionais e a própria família trabalharão para possibilitar o retorno ao convívio familiar. Quem tiver interesse em participar do programa pode se inscrever através do cadastro no site da prefeitura, através do telefone 2249-4319, ou, ainda, pelo email: familiaacolhedora@petropolis.rj.gov.br .

Mais Informações sobre o Programa também podem ser adquiridas na Sede:

Local: Serviço de Acolhimento Familiar
Endereço: Avenida D. Pedro I, 199
Tel.: (24) 2249-4319
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Inscriçoes também pelo site da prefeitura: www.petropolis.rj.giv.br
Email: familiaacolhedora@petropolis.rj.gov.br
Programação dos filmes em cartaz