Bom dia!           Sexta 26/04/2024   06:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Câmara Municipal aprova a Regulamentação do Canil da Guarda Civil
Câmara Municipal aprova a Regulamentação do Canil da Guarda Civil
07/10/2021 - 15:19 - A Câmara Municipal aprovou, na tarde de ontem (05), uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita ao Executivo a regulamentação do canil da Guarda Civil de Petrópolis.

A proposta sugere que o mesmo seja denominado como Grupamento de Operações com Cães e seja diretamente subordinado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. “O trabalho desenvolvido pela Guarda Civil de Petrópolis com os animais é de excelência e já serve de modelo para diversas outras cidades. Portanto, é mais que merecida e devida a criação desta estrutura, visando boas condições de trabalho e o bem estar não apenas dos profissionais, mas especialmente dos cães”, defende o vereador.

Dentre as funções previstas para o Grupamento estão a proteção patrimonial e pessoal, patrulhamento ostensivo, operações de busca, resgate, salvamento e captura de suspeitos, detecção de entorpecentes, armas, munições, explosivos e cadáveres e adestramento e condução de cães. “Atualmente, o canil possui quatro cães que fazem o trabalho de farejamento e cinoterapia, que são visitas em hospitais, creches e asilos da cidade. Queremos ampliar essas ações e, mais à frente, treinar cães sem raça definida. Essa ação vai ser fundamental para diminuir o índice de animais abandonados. Se conseguirmos analisar se cães filhotes têm potencial para serem cães de guarda, poderemos tirar ainda mais animais das ruas”, relata Domingos.

O documento observa que o canil deverá possuir estrutura adequada que garanta a plena saúde, necessidades e bem-estar dos cães. “Não vejo problemas de o cão atuar junto ao homem em algumas atividades, porém de forma coordenada, ordenada e sem exaustão. Por isso, é imprescindível que haja uma área de descanso com abrigo, área para banho de sol, passeio, higienização e um local adequado para atendimento veterinário. Além disso, é importante que o animal possua momentos de lazer para que aja como um cão comum e não só de forma treinada. O animal deve ser um parceiro do ser humano ”, pontua.

O vereador e sua equipe técnica de gabinete já elaboraram uma minuta do Projeto de Lei que está proposto ao prefeito Hingo Hammes, no entanto, a indicação segue para análise do poder Executivo.

ASCOM - C.M.P.
Programação dos filmes em cartaz