Boa noite!           Sbado 04/05/2024   00:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Petrópolis busca na Capital referência para Aperfeiçoamento do CIMOP
Petrópolis busca na Capital referência para Aperfeiçoamento do CIMOP
O Centro Integrado de Controle e Comando do Rio de Janeiro foi visitado nesta semana pela coordenação do centro de monitoramento integrado de Petrópolis

11/08/2021 - 19:34 - Em visita técnica ao Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (9), a coordenação do Centro Integrado de Monitoramento de Petrópolis (CIMOP) conheceu as instalações e o protocolo de atuação da unidade, que detém o monitoramento de todo o Estado. A unidade é modelo para a implantação de avanços para o serviço no município. O foco é alcançar mais integração entre os setores de serviços, e gestão em segurança do governo municipal.

“O centro de monitoramento é um instrumento de controle importante para o nosso município, porque garante mais agilidade em situações de ocorrências como um todo, que afetem a rotina da cidade. E o CICC é um exemplo de estrutura que queremos ter em Petrópolis”, ressaltou o prefeito interino, Hingo Hammes, que recentemente acompanhou uma visita técnica a outra unidade de monitoramento, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio - CORio e considera a integração entre os órgãos de extrema importância para o avanço dos serviços prestados na cidade.

Instalado na sede da Defesa Civil, há cerca de três meses, o sistema passou a contar desde então com o suporte permanente de profissionais da secretaria, que estão voltados para a ampliação do serviço. “Estamos atuando para expandir o monitoramento e garantir mais agilidade no atendimento de serviços essenciais pela cidade. A visita ao CICCfoi importante para entender os modelos de gestão de risco e visualizar a aplicação desses modelos na nossa cidade, não apenas nas questões que envolvem a segurança pública, mas também nas ações da Defesa Civil, onde o CIMOP pode auxiliar no atendimento a desastres ambientais e estabelecer uma rede para o suporte em ocorrências em diversas áreas de atuação”, destacou o coordenador do CIMOP, Leonardo Trancoso.

O CIMOP, que é uma ferramenta da secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública - SSOP, conta hoje com a presença de agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SAMU e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans. O centro de monitoramento possui um total de 59 câmeras, sendo 56 fixas, duas portáteis e uma móvel, instalada recentemente em uma das viaturas. “A proposta é ampliar e reforçar a instalação de novas câmeras em locais que são considerados estratégicos para a segurança da cidade. E essa nova estrutura do CIMOP em muito tem contribuído para garantir a segurança e organização. Quanto mais conseguirmos integrar os órgãos públicos, maior estrutura teremos para garantir bons resultados na execução das funções de ordenamento da cidade”, destacou a secretária de serviços, segurança e ordem pública, Karina Bronzo.

Gapascom - Vivian Dutra
Programação dos filmes em cartaz