Boa noite!           Sábado 04/05/2024   18:09
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Programa Agita Petrópolis vira tema de artigo científico publicado por aluno de Educação Física
Programa Agita Petrópolis vira tema de artigo científico publicado por aluno de Educação Física
Programa foi idealizado em 2017 pelo prefeito interino Hingo Hammes, na época em que esteve à frente da Secretaria de Esportes

30/04/2021 - 12:47 - A atividade física está presente na vida de Rafael dos Santos Coutinho desde a infância, quando jogou futsal até seus 14 anos nas categorias de base do Petropolitano Foot-ball Club. Quase uma década depois, aos 23, Rafael concluiu o curso de bacharel em Educação Física, escolhido por conta da relação desenvolvida com o esporte ainda quando criança. Agora professor formado, ele participa do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) e usou como tema do seu trabalho de conclusão de curso o programa Agita Petrópolis, primeiro programa de estímulo à prática de atividades físicas próprio do município, criado em 2017.

“Eu comecei a estagiar na faculdade trabalhando justamente com idosos, em uma faixa etária que sofre com doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. Conheci o Agita Petrópolis dentro do CMEL e a decisão de estudar o programa veio para analisar o perfil dos participantes", explicou Rafael. "O Agita cumpre exatamente com o seu papel, que é proporcionar atividade física orientada e supervisionada por profissionais para pessoas de mais idade e com pouco poder aquisitivo", destacou.

Rafael conta que o esporte proporciona diversos benefícios para o corpo. Em meio à pandemia da Covid-19, a prática de atividades físicas pode fortalecer a saúde mental, combatendo os sentimentos de ansiedade e depressão, melhorando o foco e fortalecer a autoestima, principalmente para os idosos. No Agita Petrópolis são mais de dois mil petropolitanos atendidos em 15 bairros.  

"O esporte promove saúde e bem-estar, benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente. Nesse momento de pandemia nós percebemos o quanto é importante nos cuidarmos, com a prática esportiva, alimentação, enfim, levarmos uma vida saudável. Comprovamos que o Agita Petrópolis muda a realidade dos beneficiados", ressaltou Rafael.

O Agita Petrópolis acontece no Carangola, Cascatinha, Posse, Bataillard, Vale do Cuiabá, Madame Machado, Vila Rica, Oswaldo Cruz, Contorno, Alto da Serra, Pedro do Rio, Caxambu, Centro, Quitandinha e São Sebastião. Existem vagas para novos alunos em todos os bairros.  

Idealizador do programa em 2017, o prefeito interino Hingo Hammes lembrou a importância do Agita Petrópolis para os bairros. "Meu maior orgulho como secretário de Esportes foi ter criado esse programa, que possibilita, de forma democrática, levar atividade física de forma gratuita para toda a cidade", destacou.

Por enquanto, em virtude da pandemia do coronavírus, permanecem sendo realizadas atividades do Agita Petrópolis apenas para o público adulto. Cabe ressaltar que os locais em que acontecem as aulas são usados tapetes sanitizantes, termômetros e também é disponibilizado o álcool em gel para os alunos.

Segundo o secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, Leandro Kronemberger, a ideia é ampliar o Agita Petrópolis para mais locais ao longo desse ano. Podem participar adultos e idosos. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 2233-1218. “Os exercícios físicos auxiliam na promoção da saúde e ajudam no controle de diversas doenças. Nosso objetivo é ampliar o programa, democratizando o acesso a prática de esportes", concluiu Berg.

Gapascom
Programação dos filmes em cartaz