Bom dia!           Sexta 26/04/2024   11:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Hugo Leal pede Apoio Financeiro ao Governador do Estado para aumentar Número de Leitos de UTI e Clínica Médica em Petrópolis
Hugo Leal pede Apoio Financeiro ao Governador do Estado para aumentar Número de Leitos de UTI e Clínica Médica em Petrópolis
07/04/2021 - 17:05 - Devido a gravidade em Petrópolis, por causa do aumento no número de casos de Covid-19, que já chegou a 96.69% de leitos de UTI ocupados e 88.43% de leitos de clínica médica do SUS e quase 100% da rede privada. O deputado federal, Hugo Leal (PSD), além de reiterar junto ao Ministério da Saúde, a necessidade de um hospital de campanha na Região Serrana, instalado em Petrópolis, enviou ofício ao Governo do Estado pedindo apoio financeiro para o aumento no número de leitos de clínica médica e UTI em Petrópolis.

O deputado esclareceu que o hospital de campanha seria para atender a demanda dos municípios da região que buscam atendimento em Petrópolis para tratamento do Covid-19, sendo muitos encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Já o aumento de leitos em hospital como Santa Mônica, Nossa Senhora Aparecida e Hospital Clínico de Correas (HCC) seria para atender apenas os petropolitanos, pois a demanda cresceu muito nas últimas semanas.

No ofício encaminhado ao governador Claudio, o deputado afirma que “as providências que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Petrópolis ainda são insuficientes devido ao crescimento dos casos”, ressaltando que a rede pública e privada atende muitos pacientes vindos de outros municípios. O deputado encaminhou ofício ao prefeito interino, Hingo Hammes informando da medida tomada junto ao Estado.

No documento enviado ao governador, Hugo Leal ressalta ainda que o “Município de Petrópolis, além de se afigurar como principal município da Região Serrana, tem uma característica que lhe é própria, que é a predominância turística, de maneira que os dados atuais de acompanhamento da Pandemia demonstram uma lotação de quase 100% dos leitos para tratamento da Covid nas unidades de saúde, tanto públicas, quanto privadas, que tem recebido também moradores de cidades vizinhas e de municípios do Estado”.

A manifestação do deputado do PSD em buscar recursos para aumentar o número de leitos de UTI e Clínica Médica em Petrópolis, atende também um pedido do ex-vereador Leandro Azevedo. Ano passado, durante a pandemia enviou ofício ao deputado pedindo seu apoio para instalação na cidade de um hospital de campanha. “Sabemos das complicações que é a instalação de uma unidade como essa, mas, nesse momento, com o crescimento no número de casos e as indicações de especialistas que a situação deve piorar ainda este mês, duas medidas são fundamentais: ou se aumenta o número de leitos e instala um hospital de campanha, ou a população se compromete de fato e cumpre as medidas restritivas”, afirmou Leandro Azevedo.

Há exatamente um ano, em abril de 2020, o deputado do PSD encaminhou ofício ao Ministério da Saúde para a instalação de um hospital de campanha, como fez agora ao reiterar o pedido. Nos dois momentos o Ministério garantiu “apoio técnico” em caso de instalação da unidade por parte do estado ou do município, lembrando que o pedido precisa ser encaminhado tanto pelo governo municipal quanto pelo governo estadual.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde até o momento Petrópolis contabilizou 713 óbitos, com 25.441 casos confirmados. Para reduzir o número de casos graves, que necessita de internação, a Prefeitura estabeleceu diversas restrições, no entanto, as medidas sofrem forte oposição de empresários e de boa parte da população que não aceita as orientações para o distanciamento social e evitar aglomerações.

Estela Siqueira
Programação dos filmes em cartaz