Boa noite!           Sábado 06/03/2021   01:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Sabores Tradicionais da Cozinha Caipira ganham releitura em Secretário
Sabores Tradicionais da Cozinha Caipira ganham releitura em Secretário
15/02/2021 - 08:20 - Os sabores tradicionais da cozinha caipira fazem parte do novo cardápio do Le Coq Bistrô, localizado no centro de Secretário, no distrito de Pedro do Rio. Fechado há 10 meses, por causa da pandemia da covid-19, o restaurante que faz parte do programa turístico “Rota de Secretário” reabre neste fim de semana e traz uma releitura da comida da roça com pratos que fazem lembrar a vida longe das cidades grandes.

“Pratos conhecidos da roça como a galinhada, a carne de porco, ingredientes comuns como abóbora, taioba, milho, queijo curado e de cabra entre outros produtos locais, por exemplo, estão com uma nova leitura.

Nesse período que ficamos fechados me dediquei a estudar. Entendi o quanto a comida faz parte da nossa cultura e a culinária caipira, que sempre me encantou, faz parte da minha vida. Eu sou da roça, meu DNA é caipira, eu sou um caipira com orgulho”, brincou o chef Dann Mattos.

Além do novo cardápio, o espaço ganhou uma decoração especial, que além de fazer com que o cliente se sinta na roça, traz também a cultura e traços característicos da região de Secretário. Para o chef Dann Mattos a intenção é que os clientes rememorem a infância e os passeios na roça, passando pela comida até a decoração.

“Temos um grande fogão a lenha no jardim e uma decoração em homenagem a essa região que é tão acolhedora. Nossos lustres, por exemplo, foram inspirados nos ninhos dos pássaros guaxes  (Cacicus haemorrhous), espécie muito comum em Secretário.

Decoramos com as cores da terra, da mata, da natureza e fazem com que as pessoas cheguem aqui e se lembram da infância na casa da avó, da tia. Se sinta acolhido. Trouxemos todas essas cores, sabores, cheiros e elementos para a nossa cozinha e decoração”, comentou o chef Dann, que também é Designer de interiores.

O Le Coq Bistrô é o idealizador da Rota de Secretário, um programa de turismo rural que recebeu um prêmio nacional no ano passado. “Infelizmente ainda não podemos voltar com o Passeio do Chef por causa da pandemia, mas reabrimos o restaurante e esperamos que em breve possamos voltar com os passeios”, comentou Dann Mattos.

Neste momento, o Le Coq vai funcionar com agendamento e em horários especiais seguindo todas as regras de segurança sanitária. Quem quiser agendar pode entrar em contato pelo telefone (21) 99732-5152.

Foto 1: Área externa do Le Coq Bistrô
Foto 2: Prime de porco com purê de batata doce aromatizado com canela e farofa de maçã verde

Janaína do Carmo
Programação dos filmes em cartaz