Boa noite!           Sábado 16/01/2021   05:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > “RAÍZES HISTÓRICAS” será veiculado no Facebook, Instagram e Youtube
“RAÍZES HISTÓRICAS” será veiculado no Facebook, Instagram e Youtube
Contação de história foi um dos projetos selecionados no Edital Fique em Casa com Cultura

11/01/2021 - 16:21 - Sábado, 16 de janeiro, a partir das 18h, simultaneamente Facebook (@xdaquestaoproducoes), Instagram (@xdaquestaoproducoes), Youtube Xdaquestão Produções, será veiculada a contação de história “Raízes Históricas” com o ator Ariel Barbosa.

O edital de projetos culturais Fique em Casa com Cultura do IMCE - Instituto Municipal de Cultura e Esportes selecionou 100 projetos de artistas petropolitanos e os produtos finais estão sendo veiculados no Canal Cultura Petrópolis, criado pelo Conselho Municipal de Cultura. Dentre os projetos selecionados está a contação de história intitulada “Raízes Históricas”, um projeto de música e contação de história que se pauta em lendas africanas, histórias de conhecimento popular e livros que usam como personagens principais homens e mulheres pretas.

A contação objetiva primordialmente a valorização da pessoa preta através do respeito aos idosos, a relação com a natureza e como lidar com escolhas e emoções. A contação de história foi realizada pelo multiartista Ariel Barbosa que sempre contextualiza as raízes do povo preto no Brasil e a importância dele.

Mesmo diante da veiculação no Canal Cultura Petrópolis, a Xdaquestão Produções, em parceria com a Comunicação Livre, decidiu criar uma data e horário especiais para a veiculação do material, de forma a dar destaque ao trabalho do multiartista.

“Produzir o projeto Raízes Históricas com o ator Ariel Barbosa foi um presenta para a produtora. A história é linda, a contação foi cheia de emoção e temos certeza que todos que assistirem vão ficar encantados”, pontua Maurício Araújo da Xdaquestão Produções.

De acordo com Ariel a história selecionada trata-se da obra literária “Bruna e a galinha d'angola”, uma obra que aborda a importância de árvores, flores, frutas e bichos – todos símbolos respeitados e relevantes desde que o mundo é mundo. Seja a macieira com sua maçã inicial, seja a galinha d’angola espalhando terra para dar firmeza ao chão – todos têm representado a reverência de tempos, antigos e modernos, aos primeiros passos da raça humana.

“Os negros que foram trazidos da África contra a sua vontade, há muitos anos, e aqui participaram como brasileiros, intimamente, do esforço de fazer do Brasil uma nação. Homens e mulheres prestas trouxeram com eles suas tradições que se tornaram tradições do Brasil como um todo e essa contação aborda um pouco desse pensamento e sentimento”, explica Ariel.

Na obra, Gercilga de Almeida escolheu a bela imagem da galinha d’angola para contar, a crianças e adultos, a história de como a terra ficou segura – e de como Bruna e suas amiguinhas da grande aldeia chamada Terra se afeiçoaram à Conquém, na beleza de sua pele escura pintada de pequenas bolas brancas.

A história toma vida nas palavras, gestos e interpretação do ator Ariel Barbosa, a Direção Geral e Executiva foi assinada por Maurício Araújo, a diretora de produção e secretária teatral é a jornalista Carla Coelho e a produção é uma parceria entre as empresas Comunicação Livre e Xdaquestão Produções.

O projeto possui classificação livre, a estreia será no sábado dia 16 de janeiro às 18h, mas o vídeo vai permanecer à disposição de todos os internautas no Youtube da Xdaquestão Produções no link https://www.youtube.com/watch?v=3oPVXdSIRWM.

SERVIÇO:

Evento: IMCE – FIQUE EM CASA – Raízes Históricas
Data e Horário: Sábado, 16 de janeiro de 2021, às 18h.
Link da estreia: https://www.youtube.com/watch?v=3GyzdkAx2xE

Ficha Técnica:

Contador de história: Ariel Barbosa
Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo
Diretora de Produção e Secretária teatral: Carla Coelho
Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções
Programação dos filmes em cartaz