Boa noite!           Sábado 31/10/2020   18:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Obras elevam de Cinco para até 30 Minutos Trajeto de Ônibus entre os Bairros Retiro e Jardim Salvador
Obras elevam de Cinco para até 30 Minutos Trajeto de Ônibus entre os Bairros Retiro e Jardim Salvador
08/10/2020 - 18:51 - As linhas de ônibus das empresas Cascatinha e Turb Petrópolis continuam sofrendo impactos na operação ao longo de toda a semana, em razão das obras viárias em um trecho de 2,6 quilômetros, entre os bairros Retiro e Jardim Salvador. A via, que está em sistema de pare e siga, faz com que os ônibus fiquem totalmente parados no congestionamento em ambos os sentidos, por até 25 minutos.

Pelo menos 11 linhas de ônibus estão prejudicadas no município. Na empresa Cascatinha, as linhas 503 – Cidade Nova, 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 515 – Jardim Salvador, 516 - Roseiral, 519 – Vale do Carangola e 526 – Modesto Guimarães estão registrando uma série de atrasos e perdas de viagens.

Inclusive, nesta semana, foi realizada na CPTrans uma reunião com representantes da Cascatinha e da Associação de Moradores do Carangola, com a finalidade de buscar alternativas para a diminuição do impacto das obras na mobilidade urbana na região.

Pela empresa Turb Petrópolis, devido à lentidão no trânsito provocada pela manutenção viária, são afetadas diariamente as linhas 070 – Posse (Gaby), 600 – Terminal Corrêas, 615 – Terminal Corrêas x Carangola e 700 – Terminal Itaipava.

Segundo Márcio Silva, gerente de operação da Turb Petrópolis, os ônibus estão ficando por até 25 minutos totalmente parados no trânsito, elevando o tempo médio de trajeto em até 500%.

“Geralmente esse percurso menor que três quilômetros é realizado no período de cinco minutos. Agora, em razão das obras no trecho, esse tempo foi elevado para 30 minutos em diversos períodos do dia”, explicou.

Sem fluidez no trânsito, o problema se agrava, principalmente, nos horários de pico, que compreendem entre às 7h45 e 9h30, assim como das 17h às 18h30.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando presos no trânsito, assim como os demais veículos que utilizam o trecho. É uma realidade as dificuldades de mobilidade urbana em Petrópolis, que prejudicam o cumprimento dos horários estabelecidos nessas regiões”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.

Nesta quinta-feira (8), também devido a uma obra viária na Avenida Norma Maria Reiner, em Nogueira, as linhas de ônibus 603 – Águas Lindas e 604 – Vila Epitácio tiveram seus itinerários alterados para a Avenida União e Indústria, entre o período de 11h20 e 15h30, sendo normalizado posteriormente, quando houve a liberação da pista.

O Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente os aplicativos “Vá de Ônibus” ou o “Cittamobi” (exclusivo aos clientes da Turb Petrópolis), disponíveis nas versões Android e IOS. Neles, o cliente pode ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, localização do veículo em tempo real, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está e a duração aproximada do trajeto.

Vitor Garcia
Programação dos filmes em cartaz