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Com 16 mil empregos gerados em Três Rios, Vinícius Farah participa do lançamento do Guia “10 Dicas do Sebrae para o Candidato Empreendedor”
30/09/2020 - 16:58 - Ter um prefeito empreendedor faz muita diferença, que o diga os trirrienses que ganharam em oito anos, 16.800 empregos com a atração de 2.483 empresas entre indústrias, comércio e serviços para a cidade do Centro-Sul fluminense. Duas vezes  vencedor do prêmio Prefeito Empreendedor Nacional do Sebrae, Vinícius Farah, hoje deputado federal, foi escalado para o lançamento do “Guia 10 Dicas do Sebrae para o Candidato Empreendedor” como exemplo a ser seguido em todo o país.

Lançado ao vivo nas redes socais do Sebrae nacional nesta terça-feira (29.09), o documento relaciona dez dicas para ser colocar o empreendedorismo na pauta dos candidatos que serão os futuros prefeitos do país. O objetivo do guia é qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, em especial, nesse momento de retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia do coronavírus. O guia está disponível para consulta e download no site www.sebrae.com.br.

Três Rios saiu da posição de “pior cidade do Brasil para se viver” diante do alto índice de desemprego e criminalidade para ser exemplo nacional de crescimento com qualidade de vida. Um orçamento de R$ 68 milhões que, em sete anos saltou para R$ 372 milhões e mais de R$ 1,2 bilhão de investimentos privados nas empresas que chegaram à cidade e aproveitamento de 92,8% de mão de obra local que passou por qualificação.

E Vinícius Farah dá a receita: “eleito prefeito de uma cidade com 120 mil habitantes, apliquei na íntegra o modelo e a cartilha do Sebrae, uma parceria histórica. A  trajetória de minha cidade e de minha carreira como prefeito passa por essa parceria. Eleito, conheci as ferramentas do Sebrae e as coloquei como prioridade.  A cidade se transformou em um modelo de desburocratização, qualificação profissional e agilidade da máquina púbica”, afirma.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, que apresentou o guia, trazer o empreendedorismo para dentro da campanha política pode aprofundar o debate em torno da retomada econômica do país. Dessa forma, segundo ele, será possível ajudar candidatos a elaborarem propostas mais claras e viáveis para a população. 

 “A campanha política em si é um ato de levar esperança e propostas. Nesse aspecto, a micro e pequena empresa, hoje, é a rede de sustentação municipal, um despertar no candidato a prefeito sobre a importância das micro e pequenas empresas para o município”, defende Melles.

Entre as dicas do Sebrae para contribuir com o debate, estão a de fortalecer a identidade do município, desburocratizar e simplificar, qualificar quem mais precisa e gerar mais empregos. Com a crise do coronavírus, milhões de pessoas ficaram desempregadas nesse período.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, afirma que o Guia será utilizado durante todo o mandato dos eleitos, e não somente no período eleitoral. “O trabalho inicia com esse guia, na campanha, mas não para por aí. Vamos trabalhar entre a eleição e a posse e depois nos 100 primeiros dias, visitando todos os prefeitos do Brasil” afirma.

Estela Siqueira
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