Boa tarde!           Terça 07/07/2020   13:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Bauer Virtual 2020 homenageia os Legados da Cultura Germânica
Bauer Virtual 2020 homenageia os Legados da Cultura Germânica
18/06/2020 - 14:06 - Instituições da sociedade civil e empresários de Petrópolis se reuniram para organizar a Bauer Virtual 2020 #emcasa. A Bauernfest vai acontecer de forma diferenciada, pois não haverá barracas, danças e culinária típica nas praças da cidade, mas vai ter cultura, história, tradições, artesanato, gastronomia e cervejas artesanais na casa dos moradores de Petrópolis. Durante 31 anos, a Bauernfest é um período em que a cidade homenageia a chegada dos colonos germânicos em 1845, valorizando suas origens, hábitos e costumes. Com a pandemia, a ideia é vivenciar essa experiência dentro de casa, valorizando as tradições e as manifestações culturais, trazendo muita informação interessante e produtos típicos que remetem a essa memória afetiva dos petropolitanos.

Para isso, a partir de uma ideia surgida no Conselho Municipal de Turismo, representantes da sociedade civil organizada e empresários da cidade criaram a Bauer Virtual 2020: uma semana de 26 de junho a 05 de julho, quando a sua essência histórica-cultural vai inspirar toda uma programação adequada ao momento. Isso para não deixar passar em branco a data mais marcante da cidade, quando celebramos a grande contribuição dos colonos germânicos no desenvolvimento e na cultura de nossa cidade. Vamos abrir uma janela para vivenciar isso – propõe Célia D’Azevêdo - conselheira do COMTUR, representando a ACEP (Associação
Comercial e Empresarial de Petrópolis).

No início do século XX, filhos e netos dos primeiros colonos germânicos reuniam-se em pequenas quermesses nas casas e barracões dos bairros Fazenda Inglesa, Bingen e Mosela para reviverem os costumes dos seus antepassados, evoluindo para a fundação em 1959, do Clube 29 de Junho, com a missão de manter viva a memória da colonização germânica de Petrópolis. Num esforço conjunto de instituições e líderes da comunidade de descendentes dos colonos realizou-se no entorno do Palácio de Cristal em 1982, o I Festival Germânico envolvendo a cidade. Em 1990, a Prefeitura de Petrópolis se juntou à iniciativa numa parceria
com o Clube 29 de Junho, realizando-se a I Bauernfest, sob a organização do visionário Ronaldo Gonzalez. O evento encorpou e se consagrou, entrando para o calendário de eventos da cidade e do país.

“Os colonos germânicos que homenageamos com a Bauernfest são reverenciados pela sua resiliência, determinação, dedicação, legados culturais e marcas de desenvolvimento em nossa cidade. Contribuir para a difusão desse conhecimento é o compromisso do Instituto Histórico de Petrópolis e demais instituições. Nesse ano, desafiados a vencer obstáculos, podemos nos inspirar nos colonos. A Bauer Virtual 2020, através da tecnologia, viajará pelo planeta, sem limites, levando a nossa história, com arte, depoimentos, experiências pessoais e participações especiais, numa programação construída para fortalecer essa homenagem como ativo da economia criativa”, declara Marisa Guadalupe Plum, Diretora Secretária do IHP.

O grupo da sociedade civil envolvido na organização da Baeur Virtual 2020 conta com representantes de várias instituições, grupos empresariais e empreendimentos: Célia D`Azevêdo da ACEP, Juliana Hannickel e Renato Winter do Clube 29 de Junho, Isis Barreto Sader da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), Marília Mills e Evany Noel do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Marisa Guadalupe Plum do Instituto Histórico de Petrópolis, José Renato Romão da Associação de Microcervejarias Artesanais de Petrópolis, Denise Fiorini da Associação de Empresários da Rua Teresa, Raquel Neves da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Lidia da Willemsen Confeitaria, Daniela Avellar do restaurante Pepper, Luciana Montesso do Chocolates Katz, Joyce Jane Meyer da iDIGO e site Delivery Petrópolis, Antenor Carvalho do Instituto Bingen, Elisabeth Graebner da FECAB e Gabriela Falconi, representando os artesãos. Contará com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.

A equipe não deixará de colher informações preciosas e contar com a parceria da Sra. Emygdia Hoelz do Clube 29 de Junho que foi determinante para a criação da Bauernfest e para o sucesso que vem alcançando ao longo dos anos e da Sra. Neyse Lioy, Embaixadora do Turismo do RJ, participante e pesquisadora da cultura germânica.

A ideia é convidar os moradores a acessarem vídeos, documentários históricos e eventos culturais online, consumir produtos temáticos, artesanato, culinária típica e cervejas artesanais feitas na cidade, tudo em suas próprias casas. Sendo assim, cada produto vendido incluirá uma contribuição para a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que está com seus profissionais sem poder trabalhar em função da pandemia.

Restaurantes, bares e lanchonetes, cervejarias artesanais, produtores de gastronomia típica, de peças temáticas e artesãos de todo o município estão sendo convidados a aderir à iniciativa, criando ofertas e cardápios especiais, que estarão disponíveis no hotsite www.bauervirtual.deliverypetropolis.com.br, dentro do site deliverypetropolis.com.br no período de 26 de junho a 05 de julho. Para obter mais informações faça contato através do Whatsapp 24 98182-5747.

Programação dos filmes em cartaz