Boa noite!           Quinta 25/04/2024   23:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Jamil Sabrá pede Intervenção Efetiva para coibir Brigas e acabar com Tumultos na 13 de Maio
Jamil Sabrá pede Intervenção Efetiva para coibir Brigas e acabar com Tumultos na 13 de Maio
17/02/2020 - 13:16 - O vereador Jamil Sabrá está protocolando nesta segunda-feira (17.02) solicitação para que a Prefeitura e a Polícia Militar tomem medidas efetivas de segurança para coibir brigas e acabar com tumultos na Rua 13 de Maio. No último fim de semana, pelo menos três casos de agressões violentas foram registrados em vídeos veiculados nas redes sociais e até a imagem de um homem portando um objeto semelhante a uma arma de fogo está circulando nas redes.

“Tenho recebido inúmeras reclamações de moradores da área e de comerciantes. O que precisa ser feito ali são ações efetivas durante toda a madrugada e não só até o horário de fechamento dos bares. Os relatos de quem vive na área é que a situação fica insustentável, principalmente, após o fechamento dos estabelecimentos. É necessário que haja fiscalização constante e presença efetiva das autoridades até que o movimento seja defeito”, destaca Jamil Sabrá.

E os prejuízos na área se acumulam. Vão desde pessoas que deixam de frequentar os bares da via até aqueles que amargam perdas pela destruição de portões dos condomínios da área, por exemplo. A situação se torna ainda mais preocupante nesta época do ano, às vésperas do Carnaval, quando o aglomerado de pessoas ingerindo bebida alcoólica aumenta e os ânimos ficam ainda mais exaltados. Consenso, porém, entre a maioria dos moradores, é que as confusões no local não são provocadas pelos frequentadores dos bares, mas por pessoas que consomem nas calçadas levando bebidas de outros lugares.

“Tem diversos imóveis sendo vendidos ou pessoas alugando por aqui, as pessoas não aguentam mais essa sensação de insegurança, de algazarra, de falta de presença efetiva das autoridades”, lamenta a Márcia Gonzalez, moradora há 22 anos da 13 de Maio, e que, de quatro anos para cá, foi obrigada a mudar sua rotina diante dos acontecimentos na rua. “Eu não consigo sair para buscar a minha filha numa sexta-feira à noite, por exemplo. Porque se saio, não consigo entrar em casa” destaca a moradora.

Nas redes sociais, relatos quase que diários de um morador sobre a situação da 13 de Maio chamam a atenção. Do último fim de semana, ele destacou o rastro de sangue no chão da rua, além de restos de drogas e centenas de garrafas de bebida espalhadas pelas calçadas.

“Essa situação não pode continuar assim de maneira alguma. É necessário a intervenção urgente e efetiva da prefeitura e da polícia, mas de maneira constante. Em conversa com os moradores o que nos foi passado e que as ações sempre ocorrem após vídeos tomarem conta das redes sociais, mas, de duas a três semanas depois, o trabalho não ocorre mais. Não é isso que os moradores, comerciantes e frequentadores que vão buscar diversão de forma saudável querem, essas pessoas querem se sentir seguras”, alerta o Jamil.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de problema é registrado na 13 de Maio. O primeiro fato que evidenciou o problema ocorreu em 25 de maio do ano passado, quando um veículo invadiu a calçada e atingiu um pedestre na via – mesmo dia em que um homem foi espancado na rua. Foi aí que a prefeitura determinou o fechamento dos bares a meia noite (aumentando em 30 minutos depois um tempo) – medidas que, nem de longe, resolveram o problema. Em agosto outro registro de tumultos e agressões também foram registrados e os problemas só se acumulam. Há ocorrências, inclusive de motoqueiros passando atirando para cima.
Programação dos filmes em cartaz