Boa noite!           Quinta 02/05/2024   21:00
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Índice de Consumo das Famílias Fluminenses aumenta no Estado do Rio de Janeiro
Índice de Consumo das Famílias Fluminenses aumenta no Estado do Rio de Janeiro
Crescimento de 4,4 pontos foi influenciado pelo bom momento do mercado de trabalho formal

30/10/2019 - 10:51 - O Índice de Consumo das Famílias (ICF - RJ) registrou aumento de 4,4 pontos no monitoramento de outubro deste ano, frente ao mês anterior, conforme antecipado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) na sua última publicação. O levantamento é do IFec RJ, apurado pela CNC.

O crescimento do índice foi influenciado pelo bom momento do mercado de trabalho formal. O mês de setembro repetiu a melhora no desempenho verificado em agosto (+ 6.447) e registrou a criação de 9.996 vagas de trabalho formais na cidade do Rio de Janeiro, melhor resultado para o mês desde 2012.

O indicador Momento para Duráveis foi o item que mais contribuiu para que o índice se mantivesse abaixo do patamar de satisfação (superior a 100 pontos). A queda do item aconteceu simultaneamente ao início da crise econômica. A recuperação, que ganhará mais força no último trimestre deste ano, vai contribuir para o crescimento da compra de duráveis.

O IFec RJ espera que o índice registre variação positiva na passagem de outubro para novembro. Deverão contribuir a liberação dos recursos do PIS-PASEP e FGTS, bem como os efeitos expansionistas do relaxamento da política monetária, iniciado no final de julho.

Indicadores do ICF

O gráfico abaixo decompõe a variação do índice nos seus sete indicadores. Em outubro, todos apresentaram variação positiva, com destaque para Compra a Prazo, que pode estar captando os efeitos esperados da redução da taxa básica de juros sobre a taxa paga pelo consumidor final.

Sobre a Fecomércio RJ

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).
Programação dos filmes em cartaz