Boa tarde!           Quinta 02/05/2024   12:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Confiança do Industrial Fluminense avança após Aprovação da Reforma da Previdência
Confiança do Industrial Fluminense avança após Aprovação da Reforma da Previdência
Pesquisa da Firjan ressalta, no entanto, que empresários avaliam o momento atual de forma negativa

21/10/2019 - 11:08 - A confiança do industrial fluminense avançou em setembro e atingiu 57,7 pontos, devido à aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense, divulgado pela Firjan. A pesquisa varia de zero a cem pontos, com os resultados acima de 50 indicando melhora ou otimismo e abaixo deste valor apontando piora ou pessimismo.

No indicador de condições atuais, a Firjan ressalta, no entanto, que a avaliação dos empresários foi negativa (49,9 pontos) por conta da situação econômica estadual. Já o indicador de perspectivas para os próximos meses atingiu 61,5 pontos, registrando otimismo em relação à economia brasileira, do estado e da própria empresa.

“A perspectiva em longo prazo é positiva, pois vemos disposição do governo em desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, a exemplo do avanço da reforma da Previdência e o início dos debates da reforma tributária. A Lei da Liberdade Econômica também foi muito positiva para a iniciativa privada”, diz o vice-presidente da Firjan, que também é presidente do Conselho de Economia da Federação.

Sérgio Duarte também avalia a situação do estado do Rio. “O setor de Petróleo e Gás promete trazer bons resultados até o fim do ano. Entretanto, por ser o estado mais atingido pela crise, que ainda não conseguiu diminuir as taxas de desemprego e nem reajustar o caixa para fazer investimentos, a avaliação do cenário atual ainda é ruim”.

Segundo o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, os sinais de recuperação da atividade industrial ainda são bastante modestos face ao clima de incerteza do cenário macroeconômico que vive o Brasil. “Apesar de uma parte significativa do setor produtivo brasileiro se mostrar otimista quanto a retomada do crescimento econômico é nítido que a produtividade das empresas não voltou a antigos patamares. Porém ações com a MP da Liberdade Econômica e a aprovação das reformas poderá proporcionar melhora no ambiente de negócios”, destaca.

A pesquisa da Firjan avaliou ainda as expectativas dos empresários sobre a demanda por produtos, compra de matéria-prima, exportação e número de empregados, que ficaram positivas. A Firjan destaca que o item relativo à contratação de funcionários voltou a ficar positivo depois de seis meses, contudo, coloca que o nível ainda é tímido diante da elevada ociosidade no processo produtivo. Dessa forma, em relação a novos investimentos, os industriais seguiram pessimistas.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense pode ser acessado através deste link: https://bit.ly/2KJyQLj.
Programação dos filmes em cartaz