Bom dia!           Sexta 26/04/2024   10:39
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > 29/10, no Rio: oficina atualiza jornalistas sobre situação de refugiados e migrantes
29/10, no Rio: oficina atualiza jornalistas sobre situação de refugiados e migrantes
Atividade no MPF abre série de capacitações e trocas de informações com especialistas

10/10/2019 - 13:00 - Jornalistas que cobrem gestão pública e estudantes de Jornalismo estão convidados a participarem, em 29 de outubro, das 13h às 15h, da oficina “Imprensa no combate à xenofobia contra refugiados e migrantes”, realizada pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes (v. abaixo) na sede do Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES), no Rio. A oficina abre uma série de capacitações para quem atua de forma direta ou indireta no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Estado do Rio.

Durante três dias, haverá a mesa-redonda “Vivências, experiências e necessidades de migrantes no Rio de Janeiro” (29/10, 17h30-20h), o simpósio “Refugiados e migrantes no Rio de Janeiro: como acolher e integrar?” (30/10, 8h-12h) e 13 minicursos e oficinas sobre temas ligados à atenção ao refugiado ou migrante.

Na oficina do dia 29, jornalistas se atualizarão sobre a estigmatização e a xenofobia vividas por refugiados e migrantes e como a mídia pode contribuir para evitá-las. A atividade é conduzida pelas especialistas Camila Asano, coordenadora de programas da ONG Conectas Direitos Humanos, e Victoria Hugueney, jornalista do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil. Serão debatidas normas nacionais e internacionais de migração e refúgio, dados do fluxo migratório venezuelano, fontes de informação e métodos de cobertura para evitar a estigmatização e a xenofobia.

Inscreva-se até 21/10 por aqui

Outras oficinas e minicursos – Além da oficina para jornalistas e estudantes de Jornalismo, as atividades até o dia 31 abordam vários temas: Advocacy: como influenciar a formulação de políticas públicas e legislações na temática migratória; Nova Lei de Migração, Lei do Refúgio, Direitos e Acesso à Justiça; Necessidades específicas, intersetorialidade e interseccionalidades: raça, gênero, idade e diversidade; Direitos laborais, migração e prevenção ao trabalho escravo e tráfico de pessoas; Promoção da igualdade racial e migração; Migração e novas tecnologias; Crianças migrantes; Migração e integração local; Gênero, direitos humanos, migração e rede de proteção: onde eu me insiro?; Migração e saúde mental; Crianças migrantes; e Articulação de rede.

Rede nacional – As capacitações são parte do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, da Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, formada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Ministério Público do Trabalho (MPT), ACNUR, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Conectas, Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Defensoria Pública da União (DPU), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Missão Paz e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O projeto já teve mais de três mil participações, já passou por 11 capitais e fará no Rio a etapa anterior ao Encontro Nacional, que acontece em Brasília de 20 a 22 de novembro. Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede.

A edição Rio de Janeiro do projeto tem apoio das unidades locais do MPF, MPT e DPU, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/RJ e de instituições públicas e organizações não governamentais que atendem a refugiados e migrantes.

SERVIÇO:

Oficina - Imprensa no combate à xenofobia contra refugiados e migrantes

Data e Horário: 29 de outubro, das 13h às 15h
Inscrições até 21/10 via site da ESMPU

Local: Auditório do MPF na 2ª Região (RJ/ES)
Endereço: Av. Alm. Barroso, 54, 7º andar
Bairro: Centro
Cidade: Rio de Janeiro
Programação dos filmes em cartaz