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EM Luiz Carlos Soares promove “Giro Cultural - Diálogos entre a Infância e Cultura” para Pais e Alunos
Estudantes apresentaram os trabalhos confeccionados no bimestre para as famílias

10/10/2019 - 16:26 - Com 65 alunos sendo atendidos de forma integral, a EM Luiz Carlos Soares, no Morin, realizou nesta semana, um encontro especial entre os alunos e a comunidade escolar. Foi o “Giro Cultural - Diálogos entre a infância e cultura”, culminância dos projetos realizados no bimestre com os alunos, oportunidade para os pais e responsáveis conhecerem um pouco dos assuntos que estão sendo trabalhados na unidade escolar.

“Essa aproximação entre família e a escola é muito importante, oportunidade para os pais conhecerem os projetos pedagógicos que estão sendo realizados na unidade. A EM Luiz Carlos Soares é uma das escolas que se tornou polo de educação integral e vem realizando um trabalho muito interessante com os alunos”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Durante o Giro Cultural, os trabalhos do bimestre foram apresentados através de cartazes, apresentações e maquetes. Os alunos pesquisaram sobre vários temas e confeccionaram matérias diferentes. Entre os assuntos abordados estão: as trilhas do bairro, como a que é conhecida como Castelinho, com dicas e sugestão de melhorias para o percurso, as particularidades das fábricas antigas como Santa Helena, as mudanças ambientais no bairro, as histórias da Quadra Cruzeiro do Sul e memórias da infância, com pesquisas sobre brinquedos antigos.

“Foi muito gratificante ver a integração entre família e escola nos encontros. O projeto Giro Cultural foi realizado nos meses de agosto e setembro e envolveu todas as turmas com o objetivo de estudar a cultura como quem estuda a si mesmo, passando por temas como o conceito de cultura e memória, infância e cultura, crianças como produtoras de cultura. Para todos os integrantes da escola, bem como para as famílias, o trabalho com projetos é muito gratificante, visto que oportuniza aprendizagens dialógicas e significativas”, explicou a diretora da escola, Derminda de Souza Barbosa.

Na EM Luiz Carlos Soares, os alunos atendidos no período integral - do 5º período da educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental, participam das oficinas de iniciação científica, informática, inglês, educação ambiental e reforço em matemática e língua portuguesa.

“Neste ano, pulamos de quatro escolas em 2016 para 15 unidades que atendem integralmente alunos da rede municipal, beneficiando mais de 1.600 alunos. É um salto na oferta do atendimento e vamos aumentar esse número em 2020. Além das atividades diferenciadas, a educação em tempo integral é um suporte para os pais que trabalham e podem ficar tranquilos porque sabem que os filhos estão em um ambiente seguro e tendo acesso a novas experiências pedagógicas”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Passaram a atender de forma integral em 2019 as escolas: EM Johan Noel – 4º período até o 3º ano do fundamental; EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 5º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador) – 1° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental.

Além das cinco novas escolas que passaram a atender de forma integral em 2019, já oferecem esse tipo de atendimento as unidades escolares: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.
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