Boa noite!           Segunda 06/05/2024   22:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Petrópolis tem o Serviço de atenção básica de saúde melhor avaliado na Região Serrana
Petrópolis tem o Serviço de atenção básica de saúde melhor avaliado na Região Serrana
Petrópolis está entre os cinco, dos 92 municípios, classificados pela Secretaria de Saúde do Estado

27/08/2019 - 19:00 - O serviço de atenção básica oferecido pelas 44 equipes de saúde da família no município, está entre os que recebeu melhor avaliação da Secretaria de Saúde do Estado. Petrópolis é o único município na região serrana a se destacar no Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).  A cidade também está entre os cinco melhores classificados, entre os 92 municípios do Estado. Para conferir esse trabalho de perto, o prefeito Bernardo Rossi esteve nesta terça-feira (27.08), no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bataillard, um dos que contribuiu para que Petrópolis recebesse a avaliação positiva do Estado. O título vai gerar benefícios para a cidade, cerca de R$ 500 mil, para mais investimentos na rede.

“A avaliação positiva significa que as equipes da Saúde estão fazendo um bom trabalho junto à população e ainda vai trazer recursos para mais investimentos na Saúde. Parabenizo a equipe desta unidade e todas as demais equipes que atuam para que Petrópolis tenha esse serviço de excelência. Sempre defendi a prevenção como uma das formas de cuidado da saúde e é na rede de atenção básica que esse trabalho é feito. Essa unidade é uma das que espelham esse atendimento de qualidade para a população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que esteve na unidade ao lado do vice-prefeito Baninho e do secretário-chefe de gabinete, Renan Campos.

O PSF do Bataillard atende cerca de 500 pessoas mensalmente entre consultas médicas, procedimentos, atendimentos em programas de saúde e em residências. A unidade conta com um médico, dois enfermeiros, um auxiliar, cinco agentes comunitários de saúde e equipe de apoio administrativo. O PSF tem capacidade de atender 3,5 mil moradores da comunidade.

“O atendimento é muito bom, venho sempre aqui, é muito importante esse serviço para a comunidade. Se não tivesse o posto seria muito difícil. Aqui faço todos os meus exames de rotina”, destaca a moradora, Diva Moreira, de 69 anos. O morador Jorge Canuto da Silva, de 54, teve que amputar um dedo e recorre ao atendimento com frequência. “Se não fosse esse posto eu teria perdido o meu dedo, tenho feito todo o meu acompanhamento aqui. Para a comunidade esse atendimento é muito importante. É uma estrutura excelente”, disse.

Na unidade, além dos atendimentos médicos e com nutricionistas são realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, glicose, retirada de pontos, curativos, nebulização, além de atendimentos em grupo e nos programas de saúde como de gestantes, saúde escolar, hipertensão, diabete, planejamento familiar e alimentação saudável. 

Serviço de atenção primária é avaliada pela primeira vez no estado

Na primeira classificação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, Petrópolis consegue boa avaliação, que vai gerar mais recursos para avanços nos serviços já oferecidos. A equipe do PSF Bataillard é uma das 44 da rede de saúde da família que atuam em 37 unidades em toda a cidade atualmente. Cada equipe trabalha com a capacidade de atendimento de 3,5 mil pessoas ao ano por região. A avaliação quadrimestral do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) vai garantir mais investimentos para a rede.

Os R$ 500 mil repassados ao município serão destinados a melhorias em infraestrutura e manutenção de insumos para o atendimento nas comunidades. “Petrópolis recebeu essa boa avaliação logo na primeira classificação realizada pelo programa no Estado e vamos direcionar essa verba para mais melhorias nas unidades de saúde da família, para que possamos manter a posição na Região Serrana e melhorar a classificação entres os demais municípios do Estado”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Programação dos filmes em cartaz