Boa tarde!           Segunda 06/05/2024   15:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Encontro no Museu Casa do Colono comemorou os 195 anos da Imigração Alemã no Brasil
Encontro no Museu Casa do Colono comemorou os 195 anos da Imigração Alemã no Brasil
26/07/2019 - 15:49 - Oficialmente, Petrópolis celebra 174 anos da chegada dos primeiros colonos germânicos que ajudaram a construir a cidade. Mas há registro de alemães trabalhando em fazendas por aqui muitos antes disso. Independente da data, a cultura que eles deixaram de herança é presença marcante até hoje na cidade e, por isso, Petrópolis também entrou no circuito das comemorações pelos 195 anos da imigração alemã no Brasil. Na manhã desta quinta-feira (25.07), o Museu Casa do Colono celebrou a data com um café da manhã organizado pelo Segmento Germânico na cidade.

A ideia é se preparar para a grande comemoração que vai acontecer em 2024, em todo país, quando será marcado o bicentenário da imigração.

“O trabalho é para que todos os centros culturais trabalhem em conjunto. Estamos marcando a data pra que a partir de 2019 o dia 25 de julho seja sempre comemorado, um preparativo para a grande celebração em 2024”, frisa Elisabeth Graebner, representante em Petrópolis da Fecab, Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil.

Para os organizadores o encontro visou também estreitar ainda mais os laços, em prol de múltiplas soluções e pesquisas sobre o Patrimônio Cultural da cidade, e o quanto enriquece a identidade local. Como marco inicial do evento, o Museu Casa do Colono junto com representantes do Segmento Germânico e outras instituições assinaram uma Carta de Intenções para a Elaboração do Inventário Participativo dos Bens Culturais, materiais e imateriais de Petrópolis, relacionados à Memória Germânica na cidade.

“Quando vejo todas as lideranças se unindo, brigando para manter vivas as tradições dos nossos colonos, é algo que até emociona. É muito importante essa união para a cidade e vamos celebrar sempre a presença dos alemães aqui”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

O café da manhã contou com a presença da secretária de Educação, Marcia Palma; além de representantes o Segmento Germânico da cidade (Agfap, Clube 29 de Junho, Instituto Bingen); da Turispetro; do Iphan; Instituto Histórico de Petrópolis; Cefet; Uerj; Igreja Luterana, Mitra Diocesana; Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis; Museu do Artesanato; entre outros.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. A visitação funciona de terça a domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. Mais informações no telefone: (24) 2247-3715, ou e-mail: casadocolonomuseu@gmail.com.
Programação dos filmes em cartaz