Boa tarde!           Segunda 06/05/2024   15:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Alunos da Fábrica do Saber participam do Bunka-Sai com as Atividades do Defesa Civil nas Escolas
Alunos da Fábrica do Saber participam do Bunka-Sai com as Atividades do Defesa Civil nas Escolas
17/07/2019 - 15:22 - Referência para o mundo na gestão de risco de desastres de origem natural envolvendo as crianças, o Japão serviu de inspiração para atual gestão criar o Defesa Civil nas Escolas, programa de ensino obrigatório na rede municipal. Apresentando um pouco do trabalho feito nas salas de aula, um grupo de 70 alunos da Escola Municipal Fábrica do Saber vai participar do Bunka-Sai 2019, a Festa da Cultura Japonesa no Palácio de Cristal. Os estudantes irão relacionar as ameaças do país oriental com as de Petrópolis, além de apresentar um mural com a história do prédio da instituição (doado por japoneses). A apresentação acontece na sexta-feira, dia 9 de agosto, de 9h às 12h.

“O Bunka-Sai é uma festa muito aguardada na cidade, que já entrou no nosso calendário turístico de eventos. Nossa equipe aprendeu muito com os japoneses na parceria de gestão e prevenção de desastres. O Defesa Civil nas Escolas surgiu graças a isso, com o objetivo de desenvolver uma cultura resiliente na cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O prédio da Fábrica do Saber, que fica na Estrada da Saudade, era onde funcionava a metalúrgica Ata Combustão Técnica, que pertencia ao grupo Mistsubishi. Com a mudança da empresa para o bairro do Carangola, o prédio foi doado pelos japoneses para a prefeitura. Por causa da relação histórica com o Japão, a instituição de ensino foi a escolhida para participar do Bunka-sai.

"Quando conhecemos o risco, podemos tomar uma série de medidas de prevenção. Para a nossa comunidade, essa discussão é muito importante. Vamos desenvolver trabalhos que falam de deslizamentos de terra e inundações, que acontecem aqui e no Japão", disse Raquel Girardi Sixel, diretora do Fábrica do Saber, reconhecendo a importância do programa para a cidade.

Criado pela atual gestão, o Defesa Civil nas Escolas envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades neste ano. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais. Neste semestre os alunos trabalharam as ameaças de inverno, que são os incêndios florestais e a estiagem, abordando a educação ambiental e a temática do bem-estar animal. A partir de agosto, serão abordados os problemas causados pelas fortes chuvas de verão.

"Participei de um intercâmbio onde pude ver na prática como funciona o trabalho com as crianças no Japão. Esse conhecimento serviu de inspiração e modelo para a criação do nosso Defesa Civil nas Escolas, trabalhando a percepção de riscos entre as crianças", destacou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

Além da apresentação dos trabalhos, o Bunka-Sai, que é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, vai contar com cerca de 50 atrações entre os dias 8 e 11 de agosto no Palácio de Cristal. Na programação também estão: exposição e oficina de pipas; oficinas de bonecas japonesas, de mangá, de ábaco (calculadora japonesa), IKEBANA Upcycle (arranjo de flores), de origami, e de Haicai (poema japonês); além de muito Bom-odori; Taiko; Seitai (tratamento japonês para problemas ósseos e musculares); Undokai (gincana esportiva); cerimônia do chá japonês; torneio de Judô, entre diversas outras atividades.

“Será a chance de conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio. “A expectativa é de que a festa seja mais um evento que agrade tanto petropolitanos, quanto turistas”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Programação dos filmes em cartaz