Boa tarde!           Segunda 06/05/2024   17:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Comemoração dos Quatro Anos do Auditório “Philippe Guédon” homenageia Conselheiros
Comemoração dos Quatro Anos do Auditório “Philippe Guédon” homenageia Conselheiros
16/07/2019 - 16:10 - Mais de 20 conselheiros foram homenageados durante a solenidade de comemoração dos quatro anos do auditório “Philippe Guédon”, na Casa dos Conselhos. A cerimônia que aconteceu nesta segunda-feira (15.07), contou com a presença dos familiares de Philippe Guédon, que foi o grande agraciado da noite.

“Mantemos o auditório Philippe Guedón, na Casa dos Conselhos, pois sabemos da importância que este espaço tem para a democracia. É o local onde deixamos aberto para ouvir a população e onde discutimos políticas públicas e as melhores soluções”, frisou o prefeito Bernardo Rossi.

O auditório que foi inaugurado em 2015, leva o nome de Philippe Guédon, hoje com 87 anos, um ícone na luta pela participação popular na cidade. Foi vereador de 1989 a 1992 e secretário de Governo do Gratacós, além de ser o criador da primeira associação de moradores em Itaipava. O espaço é um local democrático, onde políticas públicas são discutidas entre poder público e sociedade civil, refletindo questões que afetem a vida coletiva e moldando soluções. O espaço possibilita que a sociedade exerça sua cidadania, assim como seus direitos.

“Estamos honrados em estar aqui recebendo essa homenagem para o meu pai. Todos sabem que pelas limitações físicas, meu pai não pode estar aqui, mas nossa família está presente e muito feliz em receber este carinho tão grande”, destacou a filha do Philippe Guédon, Silvia Guédon, que compôs a mesa, e leu uma carta escrita por Philippe, especialmente para a comemoração.

Há mais de 15 anos, Gabriel Archanjo Weinew participa como conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “O auditório é um espaço muito bom, onde nos reunimos em prol de uma causa. Eu já trabalhei com Philippe Guédon no Conselho das Cidades e sempre estivemos juntos nos debates das políticas públicas da cidade”, pontuou Gabriel.

“Este é um momento muito especial para sociedade civil, movimentos sociais, associação de moradores e muitos outros. Este local foi criado para acolher a todos. Aqui já foi palco de muitas discussões, brigas, lutas, conquistas e muitas vitórias. Estou muito feliz por hoje, e por estar à frente desta Casa”, finalizou a coordenadora da Casa dos Conselhos e Comissões, Maria da Penha Rodrigues de Veras.

Além das reuniões dos conselhos, o auditório também recebe palestras, oficinas, treinamentos, cursos, reuniões, apresentações, missa, formaturas, capacitações, seminários, grupos de debates e aplicação de prova de vestibular.

Até o início de julho deste ano, o local já sediou mais de 200 eventos. Em 2018, o espaço recebeu 312 reuniões e 3 conferências, fóruns e audiências públicas que tem como finalidade reunir governo e sociedade civil para debater e deliberar os rumos e as ações prioritárias nas políticas públicas dos próximos anos. A Casa dos Conselhos é composta por 29 Conselhos e uma média de 600 conselheiros.

Estiveram presentes na solenidade o Diretor-presidente do Instituto de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio; coordenadora do Gabinete de Cidadania, Anna Maria Rattes e o coordenador da Coordenadoria de Políticas para Juventude, Wesley Barreto.
Programação dos filmes em cartaz