Bom dia!           Sexta 20/09/2019   07:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeito Bernardo Rossi inaugura nova sede do PSF na João Xavier
Prefeito Bernardo Rossi inaugura nova sede do PSF na João Xavier
Nova estrutura oferece mais acessibilidade, melhor comodidade e vai possibilitar aumentar os atendimentos

10/07/2019 - 16:36 - O prefeito Bernardo Rossi inaugurou nesta quarta-feira (10.07) a nova sede do Posto de Saúde da Família Comunidade Menino Jesus de Praga, Rua João Xavier, 269 – Bingen. Com mais acessibilidade, a unidade passa a oferecer melhor acomodação para os cerca de 700 usuários atendidos pelo PSF mensalmente. O novo prédio vai possibilitar a ampliação dos serviços ofertados em saúde. Com pacientes já agendados no primeiro dia de atendimento,o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o primeiro dia funcionamento.

“É com muita satisfação que venho aqui inaugurar essa unidade, já funcionando e com essa estrutura de qualidade para a população. Quando assumimos o governo a saúde estava em crise, com dívidas e mal estruturada. Hoje vejo que estamos acertando na Saúde, estamos aumentando serviços, atendimentos, entregamos novas unidades. Enquanto outros municípios do estado estão fechando unidade de saúde, Petrópolis está avançando”, destaca Bernardo Rossi.

A partir da nova estrutura, tratamentos alternativos, entre os quais acupuntura, shiatsu, fitoterapia passarão a ser oferecidos como já acontece em outras unidades de saúde do município. Da mesma forma, os profissionais das Academias da Saúde poderão atuar com o reforço no trabalho de prevenção de doenças.

“Gostei muito da nova estrutura, a região estava precisando de um novo posto. Agora está bem melhor”, destaca o morador Sebastião Carlos da Costa, de 61 anos. A aposentada Palmira Miranda Frambeck, de 71 anos também aprovou a nova estrutura. “A unidade está maravilhosa. Há muitos anos esperávamos por um novo posto”, conta.

A moradora Madalena da Silva Feliciano, de 38 anos, faz todo o cuidado de saúde no PSF. “Eu tenho atendimentos com frequência com médicos, enfermeiros, dentista. Conheci a outra unidade e esta nova  ficou muito melhor”, ressalta. A facilidade no acesso também foi destacada entre os usuários. “Essa estrutura melhorou muito o acesso, a outra unidade tinha escadaria, era mais difícil. Essa é mais espaçosa, nos atende muito melhor”, destaca a usuária Solimar Azevedo Gomes, de 55 anos.

A nova sede foi instalada em local amplo, em área central da região, facilitando o acesso da população e melhorando a rotina de trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde, que passam estar mais próximos da comunidade. A unidade da região foi fundada em 1990 e antes funcionava em prédio cedido pela Igreja Menino Jesus de Praga. Com o passar dos anos e aumento da procura por atendimentos, surgiu a necessidade de se buscar local mais amplo para o funcionamento da unidade. O que está sendo possível agora, no novo endereço.

“Ganhamos na qualidade do serviço, com estrutura mais adequada, suprindo as necessidades para o atendimento à população. Vamos passar a oferecer as práticas integrativas e será possível implantar serviços em conjunto com as Academias da Saúde para intensificar o trabalho de prevenção da saúde na região”, destaca a secretária da Saúde, Fabíola Heck.

O PSF Comunidade Menino Jesus de Praga funciona com equipe de estratégia da saúde da família, com capacidade de atender 3,5 mil pessoas da região ao longo do ano. Mensalmente cerca de 700 atendimentos são realizados pela equipe que conta com médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários, além de profissionais administrativos. Além das consultas, a unidade realiza atendimentos para procedimentos, entre os quais aferição de pressão, temperatura, glicemia, coleta de material para exame laboratorial, curativo e medição de peso.

Também participaram da inauguração a secretária de Assistência Social, Denise Quintella; o secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen;  o secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos; e o Superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger; além dos vereadores Silmar Fortes, Justino do Rio X e Marcelo da Silveira.
Programação dos filmes em cartaz