Boa noite!           Tera 07/05/2024   01:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Fluidez no Trânsito é Destaque no primeiro Fim de Semana da Bauernfest
Fluidez no Trânsito é Destaque no primeiro Fim de Semana da Bauernfest
Mesmo com cerca de 150 mil pessoas e quase 350 veículos de turismo, evento não teve retenções

17/06/2019 - 16:23 - Apesar dos quase 350 veículos de turismo e do grande fluxo de automóveis que chegaram à Petrópolis para curtir a Bauernfest, o trânsito foi um dos pontos destacados pelos turistas e pelos petropolitanos neste primeiro fim de semana de festa. Já na sexta-feira (14.06), com a abertura da festa e nos dois dias seguidos, o que se viu foram ruas livre de congestionamento, espaços ordenado para embarque e desembarque e o fluxo completamente tranquilo para o tráfego.

As mudanças foram aplicadas aos poucos desde o dia 4, quando a Alfredo Pachá foi fechada para montagem do evento e a Padre Siqueira teve a mão invertida. Adaptações foram feitas visando atender, principalmente, o petropolitano no seu dia a dia e no último fim de semana o resultado do trabalho de demarcação de vias foi comprovado por quem quis acessar ou sair da festa, além daqueles que buscaram rotas alternativas para fugir dessa área.

“Uma das preocupações durante a festa é a mobilidade. Com ruas fechadas e o grande número de pessoas que chegam ao evento todos os dias, medidas estão sendo tomadas desde 2017 e temos conseguido evoluir gradativamente nesse ordenamento. Nesta edição alcançamos um nível alto no que diz respeito a fluidez”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O taxista Bruno Dias, que atua há 10 anos com ponto no Centro da cidade, elogiou “está sendo a melhor Bauernfest em termos de mobilidade. O trabalho conjunto da CPTrans e da Guarda Civil, junto com a sinalização implementada teve um resultado incrível. Ficou muito bom o fluxo de veículos, estão de parabéns”, elogiou ele, que trabalhou tanto no sábado, quanto no domingo.

Quem marca presença anualmente na festa também aprovou as mudanças. O casal Tarcísio e Janice Martins sobe a Serra sempre na época da festa e elogiou as medidas. “Não vimos trânsito nenhum, praticamente. Chegamos rápido à festa, conseguimos parar tranquilamente e, agora, estamos aproveitando o evento. Fiquei impressionado”, disse ele, que é advogado no Rio de Janeiro. “Confesso que quando estávamos nos aproximando até fui conferir se começava mesmo neste fim de semana, porque apesar do movimento, não vimos trânsito pesado que indicasse esse monte de gente que nos deparamos aqui no Palácio de Cristal e nos arredores”, completou a esposa, que atua como instrumentador cirúrgica.

“Nossa equipe técnica e operacional estudou todo o entorno da festa e o comportamento dos motoristas, avaliando quais medidas seria benéficas para o trânsito e, com isso, conseguimos implementar alterações que se mostraram capazes de atender a demanda tanto do moradores, quanto do turista”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha. “Todos os ajustes necessários estão sendo providenciados para estarmos ainda mais alinhados no próximo fim de semana, quando a festa promete, mais uma vez, ficar lotada”, disse o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

No dia a dia, mudanças são notadas

O planejamento preparado para a festa e aplicado nas ruas do Centro da cidade tem arrancado elogios dos motoristas da cidade durante a semana. Na área da Paulino Afonso, por exemplo, a colocação de sinalização que impede os veículos de cruzarem a via, aumentou a fluidez no trecho da Paulino Afonso. Na 13 de Maio não foi diferente: a implementação da sinalização vertical no meio da pista, evitando as conversões à esquerda, auxiliam na fluidez do trânsito.

Gisele Silva Vivarini França, que trabalha com transporte escolar, elogia: “Foi a melhor coisa feita nessa área. Chegava a ficar de 20 a 40 minutos no trecho entre o Sesi e a Montecasersos, passando pela Paulino Afonso, e agora esse tempo caiu para 10 minutos apenas. Isso sem contar a saída da Mosela para acessar a Paulino Afonso que durante toda a semana passada fluiu sem trânsito nenhum”, disse ela completando que para quem trabalha no trânsito diariamente isso ajuda reduz o estresse e o desgaste do dia a dia.
Programação dos filmes em cartaz