Boa noite!           Segunda 06/05/2024   18:59
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > 352 ônibus e vans de turismo lotam Petrópolis no primeiro fim de semana de Bauernfest
352 ônibus e vans de turismo lotam Petrópolis no primeiro fim de semana de Bauernfest
Foram 235 ônibus e 117 vans

17/06/2019 - 17:34 - Não era nem 7h da manhã quando cruzaram pelo pórtico do Quitandinha os primeiros dois ônibus de turismo com destino à Petrópolis no último sábado (15.06). Impulsionada pela Bauernfest, a partir desse horário o número de veículos foi aumentando gerativamente somando, em seu primeiro fim de semana, 235 ônibus e 117 vans, que vieram de diversos estados do país. Com um sistema de controle diferenciado, os veículos foram abordados e identificados ainda nas entradas da cidade com informações sobre aonde deveriam fazer o desembarque dos passageiros, estacionar o ônibus, fazer o embarque e a melhor alternativa para voltar para casa.

E o trabalho desenvolvido pela CPTrans deu resultado. Nas ruas o que quase não se viu foram retenções, mesmo com o alto número de ônibus de turismo e os veículos particulares que visitaram à cidade. Até o fim do evento, a expectativa é superar os 880 veículos de turismo que chegaram à Petrópolis para a festa em 2018, quando mais de 350 mil pessoas vieram para o evento nos seus dois fins de semana. “Essa recepção é fundamental para que as pessoas se sintam acolhidas e voltem, em outras ocasiões para à nossa cidade. É uma preocupação que faz da experiência Bauernfest um momento eternizado por quem vem para Petrópolis”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No meio desse processo, os guias turísticos de Petrópolis avaliaram positivamente a organização e o trabalho realizado pela prefeitura. Entre eles, José Pedro Soares, conhecido como Guia Pedro, no ramo há 36 anos, e que trabalhou em todas as edições de Bauernfest. “Esse é, sem dúvidas, o melhor esquema de trânsito montado pela CPTrans. Está fantástico! Desde a operação montada para recebimento dos ônibus, com as indicações para que o motorista não fique rodando na cidade sem saber onde estacionar. E o trânsito livre tanto no sábado, quanto no domingo, durante o dia inteiro foi fundamental para que as pessoas gostassem ainda mais da experiência que a Bauernfest passa. É preciso elogiar e reconhecer esse trabalho”, avalia o guia Pedro.

A presidente da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Ana Beatriz Oliveira, destacou a importância dessa organização para o trabalho dos profissionais. “Trabalho há 24 anos na área e tenho um longo histórico com a Bauern, confesso que esse superou às expectativas. O fluxo de trânsito estava muito bom e isso foi notado pelas pessoas que todo ano vêm para o evento com os ônibus de turismo. Tivemos pontos de embarque e desembarque próximo à festa e uma área exclusiva para os grupos com idosos e pessoas deficientes demonstra a preocupação em agradar a todos os públicos da festa”, destacou.

Com o movimento grande, principalmente aos fins de semana, a triagem realizada pela CPTrans será mantida em todos os dias de festa para evitar acumulo de ônibus numa mesma área, o que poderia ocasionar retenções no trânsito. As áreas definidas pela companhia para embarque e desembarque são a Praça 14 Bis (exclusivamente para grupo de pessoas idosas e com deficiência); Av. Tiradentes, Av. Barão de Amazonas e Montecaseros – depois disso, os veículos estacionam em áreas como o Quitandinha ou Bingen, além da Barão do Rio Branco e dos estacionamentos das empresas de ônibus urbanos Petroita e Cidade Real.

“Tudo ocorreu como planejado e o esquema de adesivação e cadastro dos veículos de turismo foi fundamental para o bom fluxo do trânsito nesse primeiro fim de semana”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha. “Esse esquema, somado às mudanças e implementação de sinalização de trânsito, teve um bom reflexo para a cidade, de maneira geral. Vamos manter a operação ao longo do evento e corrigir qualquer eventual problema esta semana para termos um resultado ainda melhor no próximo fim de semana”, completa o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.
Programação dos filmes em cartaz