Bom dia!           Segunda 06/05/2024   11:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Brigadas Operacionais de Apoio no Combate as Queimadas do Plano Inverno participam de Treinamento
Brigadas Operacionais de Apoio no Combate as Queimadas do Plano Inverno participam de Treinamento
01/06/2019 - 08:54 - Preparar mais 100 pessoas para atuarem no combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem em Petrópolis. O treinamento das brigadas operacionais previsto no Plano Inverno municipal será realizado na próxima segunda-feira (03.06) e vai reunir agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, militares do Exército e da Aeronáutica, além de Bombeiros Civis. A capacitação das equipes será coordenada pelo 15° Grupamento de Bombeiro Militar e acontece no 32° Batalhão de Infantaria Leve/Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar.

Serão realizadas duas etapas de treinamentos: de 8h às 12h a parte teórica e de 14h30 até 16h30 o trabalho prático, onde as equipes terão que apagar até 12 pequenos focos de incêndios florestais em uma trilha, além de uma queimada de grandes proporções no final da atividade. A ideia do governo municipal é preparar as brigadas operacionais para darem suporte ao Corpo de Bombeiros em caso de incêndio de grandes proporções no período de estiagem, já que o 15° GBM abrange também os destacamentos de Itaipava e Três Rios.

O trabalho de antecipação e organização realizado pela prefeitura dentro do Plano Inverno municipal vem contribuindo na redução do número de casos de incêndios florestais: o Corpo de Bombeiros registrou 302 queimadas em 2017, sendo 174 atendidas pelo Destacamento de Itaipava. No ano passado, foram 174 casos ao todo, com 78 desses acontecendo na região do terceiro distrito. “Os órgãos precisam trabalhar em conjunto, prevenindo as principais ameaças de cada estação no nosso município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

A capacitação das brigadas faz parte das ações do eixo operacional do Plano Inverno municipal, que conta também com o sobrevoo de drone nas áreas propensas aos incêndios florestais; a Blitz Verde; operações de caráter educativo com a entrega de panfletos sobre os problemas causados pelas queimadas; além do Defesa Civil nas Escolas, que prevê trabalhos sobre educação ambiental.  “Precisamos ampliar o trabalho de prevenção para que os resultados sejam ainda maiores”, garante o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A preocupação do governo é com os incêndios florestais prejudicam o solo, eliminando nutrientes fundamentais a qualquer cultura vegetativa, como o potássio e fósforo.  Além disso, a prática é crime, com pena de reclusão, assim como a soltura de balões, também muito comum neste período. “Nos dois casos são crimes. Os malefícios são diversos, desde a poluição do ar até a destruição de nascentes de água", disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

“Esse o momento mais crítico relacionado aos incêndios florestais, com menos chuva e as temperaturas mais amenas. Precisamos estar atentos e atuando em conjunto para diminuir ainda mais os casos de incêndios florestais", completa Paulo Renato.

O telefone da Secretaria de Meio Ambiente para denunciar os casos é o (24) 2233-8180. Ou ainda ligar para o Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, através dos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253-1177. “A participação popular é fundamental para a gente conseguir reduzir o número de casos”, reforça Renato Couto.

Além do trabalho operacional com foco na redução dos incêndios florestais, o eixo humanitário também será ampliado, com a campanha de agasalho e cobertores, a doação de sangue dos agentes, ação no Dia dos Pais, além da III Festa Julina Solidária. “O objetivo é contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas que mais precisam. Contamos com o apoio dos petropolitanos para o sucesso nas campanhas”, explica Paulo Renato.
Programação dos filmes em cartaz