Bom dia!           Segunda 06/05/2024   08:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Centro Cultural de Pedro do Rio movimenta a Região com Cursos e Atividades Gratuitas
Centro Cultural de Pedro do Rio movimenta a Região com Cursos e Atividades Gratuitas
Espaço, mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes, também é um ponto de encontro para os moradores

02/06/2019 07:39 - Construída há 133 anos, a estação de trem de Pedro do Rio hoje dá lugar a um importante espaço para a comunidade da região: o Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa. No coração do distrito, o prédio mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) oferece dezenas de atividades gratuitas, como cursos, oficinas, informática, palestras, encontros, além de contar com uma das quatro salas de leitura da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, com quase 2 mil volumes, e uma sala de artes. O espaço comemora em 2019 10 anos como Centro Cultural.

O prédio que leva o nome da professora e diretora Celina de Oliveira Barbosa atende, atualmente, mais de 300 pessoas por mês, entre crianças e adultos. São aulas de reforço escolar, artesanato, modelagem, corte e costura, crochê e tricô, artes marciais, teatro, informática, entre diversas outras atividades – todas gratuitas e com professores e monitores voluntários, a maioria da comunidade. Qualquer pessoa pode participar.

“Falar de Petrópolis sem falar de cultura é impossível. A cidade está diretamente ligada com a história e a cultura. E por isso é muito importante que a gente tenha, em todos os distritos, importantes equipamentos culturais”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Em Pedro do Rio e outros centros culturais do município, a gente preserva uma história muito importante, do período das estações de trem, e ainda transforma esse espaço em fonte de conhecimento, de troca de experiências e cultura”, completa o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio.

Durante anos, desde sua inauguração, corria entre as estações de Petrópolis uma linha de trens que passava por Pedro do Rio, que parava em diversas estações intermediárias nas quais os trens que seguiam de Barão de Mauá para Três Rios não paravam. A estação foi fechada em 1964, com a supressão da linha. E há 10 anos ela foi transformado em Centro Cultural. Hoje, o prédio é um importante ponto de encontro para a comunidade.

“É um espaço muito importante para Pedro do Rio. Frequentam muitas crianças, alunos vêm fazer trabalho escolar, senhoras da terceira idade fazem encontros, palestras educativas,exposições, acolhimento de pessoas de serviço comunitário, socioeducativo. O espaço é de muita utilidade para nossa comunidade”, frisa o supervisor do centro de cultura, Joel Vieira.

Para os voluntários o trabalho também é gratificante: “Faço um trabalho com vários materiais de reciclagem, como lata, vidro, madeira. Estou sempre recebendo doações. É uma aula prazerosa, ajuda muitas pessoas que estão com problemas, como depressão, e ajuda também na renda familiar. O Centro Cultural ajuda os adultos e as crianças. E ajuda a tirar os adolescentes da rua. É o que a gente faz aqui, ajuda a todos”, explica a professora de artes,Hercília Reis.

O Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosafica na Rua Capitão José Leal, S/N, e funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h . Para informações ou dúvidas sobre as atividades oferecidas e os cursos e oficinas disponíveis interessados podem ligar para o telefone: (24) 22469302. Além dos cursos, o local também conta com reuniões do Grupo A.A, além de realizar festas em datas comemorativas, apresentações culturais, palestras, entre diversas outras atividades.
Programação dos filmes em cartaz