Boa tarde!           Domingo 05/05/2024   17:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura instala ponto Biométrico nas 75 Unidades da Saúde
Prefeitura instala ponto Biométrico nas 75 Unidades da Saúde
Medida visa maior controle sobre a frequência dos 2.200 servidores

20/05/2019 - 18:03 - Pela primeira vez, a entrada e saída dos servidores da Saúde em seus locais de trabalho serão controladas com rigor. A Prefeitura está iniciando a implantação do sistema de controle de frequência por ponto biométrico em toda a rede de saúde: 75 unidades terão o ponto de frequência dos servidores verificado pela biometria e câmeras. A instalação dos equipamentos já começou e toda a rede estará monitorada integralmente até setembro. Os aparelhos de biometria serão instalados nos Hospitais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde da Família (PSFs), nos Centros de Atenção Psicossocial e em todas as instalações da Saúde, incluindo as áreas administrativas.

“A implementação desse serviço é importante porque dá mais transparência nos serviços oferecidos pela saúde na nossa cidade, uma vez que o profissional precisará registrar suas entradas e saídas. Isso dará mais controle para equipe de administração e acarretará numa melhora geral na frequência dos funcionários”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. O sistema acusará faltas, atrasos e possibilitará alteração lotação do funcionário para que o registro da frequência possa ser feito a partir de qualquer uma das unidades.  

O sistema contará ainda com câmeras de monitoramento, instaladas junto a cada aparelho de biometria. O acompanhamento de frequência dos profissionais será feito pela base instalada no setor de Recursos Humanos da secretaria e também remotamente, por aplicativo acessado por aparelho móvel.

Os aparelhos já estão sendo entregues à Secretaria de Saúde e depois de instalados passarão por testes. A estimativa é de que em um mês todas as unidades estejam com os equipamentos e que até setembro, todo o sistema de controle de frequência esteja funcionando. Os 2200 servidores passarão por treinamento para que comecem a usar o sistema, farão o registro da biometria e será aproveitada a ocasião para realizar uma atualização cadastral de todos os profissionais. 

A partir da instalação dos pontos biométricos será possível a garantia do controle da frequência do servidor, no tempo em que é contratado para executar as atividades, nas diferentes unidades. O sistema possibilitará maior controle das faltas que deverão ser obrigatoriamente justificadas. “Temos um grande número de unidades e setores ligados a Secretaria de Saúde. É imprescindível que haja uma forma de controle da prestação de serviço. Isso traz mais qualidade para o serviço e garantia de atendimento à população”, destaca a secretária de Saúde. Fabíola Heck

“A partir desse sistema será possível maior controle, vamos acompanhar em tempo real todas as faltas e atrasos e poder atuar de forma mais eficaz para que o serviço de saúde não deixe de ser oferecido para a população”, destaca o Diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Gil Veríssimo de Oliveira.

Secretaria investe em monitoramento dos serviços para melhorar gestão

O monitoramento de unidades de saúde e veículos a serviço da secretaria tem contribuído para a otimização da gestão da Secretaria de Saúde. Algumas unidades já contam com monitoramento que possibilita o controle de dentro do funcionamento das unidades. “Seja dentro do gabinete, seja pelo celular eu consigo monitorar as unidades em tempo real. Isso ajuda muito a identificar o bom funcionamento dos setores”, conta a secretária Fabíola Heck.

Todos os veículos da secretaria também passaram a ser monitorados. Os 50 veículos entre ambulâncias, veículos administrativos para transporte de carga e pacientes, são 24 horas controlados. A medida visa oferecer mais segurança e qualificação do serviço. O sistema de rastreamento dos veículos, feito por GPS (satélite) ou GPRS (telefone), possibilita o controle em tempo real dos carros usados a serviço da Secretaria de Saúde.

Além das 12 ambulâncias monitoradas, outros 38 veículos administrativos, para o transporte de carga e de pacientes, são acompanhados. Diariamente são traçadas as rotas e serviços a serem feitos por cada veículo. Uma Central de Monitoramento foi criada, onde um profissional verifica em tempo real o cumprimento dos percursos, evitando que os carros saiam das rotas definidas e o uso excessivo de combustível. O serviço ainda possibilita o controle da condução responsável dos automóveis.
Programação dos filmes em cartaz