Bom dia!           Domingo 21/07/2019   11:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Posse ganha Feira Livre aos Sábados e Dez Barracas fazem a Venda de Produtos da Região
Posse ganha Feira Livre aos Sábados e Dez Barracas fazem a Venda de Produtos da Região
13/05/2019 - 14:36 - Banana, abacaxi, alface, tomate, brócolis e até produtos artesanais como doces, bolos, tapetes, panos de prato e laços são alguns dos destaques da Feira do Produtor, que está funcionando aos sábados na Posse, na avenida União e Indústria, em frente ao Ciep Gabriela Mistral. A feira foi inaugurada oficialmente nesse sábado (11.05).

Ao todo, dez barracas formam a feira. “Mais uma oportunidade para os produtores praticarem a venda direta ao público. A região é uma das que se destacam na produção rural com produtos de qualidade e é importante fomentar a venda, principalmente nas regiões mais distantes do Centro Histórico”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Com a feira da Posse, que funciona das 8h às 12h, Petrópolis passou a contar com 14 feiras semanais. “Além da qualidade dos produtos, a venda direta estimula o aumento da produção e mostra para os próprios petropolitanos que é possível manter uma rotina de comprar nas feiras, negociar com os feirantes e prestigiar a produção local”, garante o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Sebastião Manoel Santana é um dos feirantes. Segundo ele, a venda no Centro da Posse vai facilitar o escoamento da produção. “Nós moramos longe do Centro e para a gente é interessante vender também na nossa região. Estamos felizes com essa novidade e já conquistando clientes fieis. Planto produtos orgânicos há trinta anos e estou feliz porque as pessoas estão se interessando na compra de orgânicos pensando em melhorar a saúde", disse.

Ana Lúcia de Oliveira, moradora da Posse, aprovou a iniciativa.“Os produtos são ótimos, os preços também. Muito importante essa feira, perto de casa e com tanta coisa boa".

Antônio Melo também é produtor rural. Na sua banca, os produtos mais procurados são os legumes. “Atuo com a venda direta há nove anos e estou feliz com a feira na Posse. Oportunidade de mostrar a riqueza da nossa região. Fiz muitas amizades vendendo para o povo e isso me deixa cada vez mais motivado. Amo plantar e vender saúde”, comentou Antonio.

14 Feiras Semanas

Além da feira na Posse, mais 13 feiras funcionam na cidade semanalmente. Segundo o Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as maiores são as do Centro, Alto da Serra e Corrêas. Cerca de mil pessoas estão envolvidas na venda direta ao consumidor final.

“A venda direta ao consumidor final tem vantagens como o preço mais acessível. No contato com o produtor, o comprador consegue ainda averiguar a qualidade do produto e tirar dúvidas sobre a forma de plantio”, contou o diretor do departamento, José Mauricio Soares.

As feiras ocorrem das 6h às 13h30. No domingo a venda ocorre no Alto da Serra, São Sebastião, Itamarati, Corrêas, Nogueira e Duarte da Silveira. Na terça-feira tem a feira do Centro. Já na quinta-feira tem venda direta no Henrique Raffard (Bingen) e Praça Pasteur. Nas sextas, a feira ocorre na Francisco Manoel e General Rondon (Quitandinha). No sábado, no Centro e Valparaíso.
Programação dos filmes em cartaz